Professores participam de formação na UFMG

28/07/2011

CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS
Membros do Conselho Municipal de Educação participam de formação na UFMG

Encerra-se no dia 15 de agosto de 2011 o Curso de Extensão a Distância - Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação (Pro-Conselhos), oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo do Pró-Conselho é desenvolver uma política de democratização da gestão educacional e conta com parceiros como a União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dente outros.
 O curso possui uma carga horária de 160 horas na modalidade semipresencial, sendo 24 horas de encontros presenciais e o restante a distância. Estão participando da formação quatro conselheiros: Ana Maria Costa Heto, José Vilson Amaral, Maria Madalena de Pádua Furlan e Regina Célia Nunes. Estes conselheiros repassarão o curso para os demais membros do Conselho Municipal de Educação e para os membros dos conselhos escolares, com o objetivo de fortalecer a participação efetiva dos conselheiros, possibilitando a gestão democrática da educação municipal.
 Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Maria Costa Heto, a formação está sendo de fundamental importância para ampliar o conhecimento dos conselheiros, especialmente quanto à legislação educacional. Ainda, segundo ela, é importante destacar o incentivo dado pelo governo municipal, representado pela secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, para a formação dos conselheiros.