Prefeito representa região em reunião da AMM

22/07/2011

Mauro Zanin representa Paraíso e região na 1ª Reunião Itinerante da Diretoria da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin participou  na quarta-feira, 20, em São Gonçalo do Pará, da 1ª Reunião Itinerante da diretoria (gestão 2011/2013) da Associação Mineira de Municípios (AMM). O evento contou com a presença de mais de 100 prefeitos de várias regiões e teve a participação do governador do Estado, Antônio Anastasia, deputados, políticos e demais autoridades. O encontro ocorreu, no Enigma Music House, e teve como tema principal obras de infraestrutura.
 A reunião ocorrida  em São Gonçalo do Pará foi conduzida pelo presidente da AMM e prefeito da cidade anfitriã, Ângelo Roncalli. Ele apresentou ao governador a “Agenda Positiva dos Municípios Mineiros com o Governo de Minas”, pauta de reivindicações com propostas nas áreas da saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento regional. O prefeito Mauro Zanin, que integra a atual diretoria da AMM empossada há cerca de 70 dias, representou Paraíso e região no encontro.
 Ele ficou entusiasmado com a proposta de trabalho que a AMM vem desenvolvendo, principalmente agora com a gestão do prefeito Angelo Roncalli. “Estas participações produzem resultados práticos para a nossa realidade e nós precisamos prestar contas do nosso trabalho. Temos de mostrar à população que este nosso relacionamento político traz resultados”, comenta Zanin. O prefeito explica que estas participações, tanto na AMEG quanto na AMM, são tratado de assuntos de interesse dos municípios.
 Mauro ressalta que em uma reunião com mais de 100 prefeito foi levada uma pauta coletiva. “O meu foco maior é São Sebastião do Paraíso e a nossa região, mas nós discutimos com o governador assuntos que são temas comuns a todos os municípios como o custeio da saúde pública”, exemplifica. O prefeito cita que são os município hoje quem pagam em grande monta boa parte dos recursos da saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). “Pedimos ao governador que melhore a contribuição do Estado no SUS, o que quer dizer é que melhore o dinheiro para comprar mais remédio, pagar o custeio das nossas USF, olhar para o nosso hospital regional.
 Roncalli e Zanin tem a mesma opinião ao dizer que a população reside é nos municípios. “Essas reuniões valorizam as regiões e mostram a força dos municípios. Temos que alertar sempre que o cidadão vive é na cidade e, à medida que avançamos e mostramos às diversas autoridades a união que temos regionalmente, poderemos alcançar nossos objetivos”, considera Roncalli. “Ninguém mora no Estado, na União ou na Federação é aqui nos municípios que os problemas e os desafios existem”, observa o prefeito de Paraíso.
 Entre os assuntos debatidos no encontro estavam a segurança pública, bem como a forma de repasse de recursos para as polícias Militar e Civil. Na pauta também foram abordados temas relacionados a transporte escolar, receitas de multas de trânsito, tratamento de resíduos sólidos, taxas e multas ambientais, ICMS de energia elétrica, despesas com Emater, fortalecimento das associações microrregionais e desenvolvimento regional.
 Mauro Zanin considerou que a região Sul de Minas está bem estruturada. “Falo isso não pela nossa condição econômica  e arrecadação diferenciada”, avalia. O prefeito cita que,  no caso de Paraíso, a Prefeitura faz um ótimo trabalho. “Temos funcionários organizados, nossa Câmara somos espelho, realmente um Paraíso, não pela riqueza ou condição econômica, mas fazemos muito com pouco, apesar dos recursos pequenos que temos”, completa. Ele disse que a cidade já se torna conhecida no cenário de Minas. “Somos exemplos em várias ações, não vamos deixar os desafios presentes, estamos fazendo o dever de casa para termos uma cidade cada vez melhor”, conclui.