Basquete paraisense sub-17 é 3º no JOJU

20/07/2011

Na última semana, de 11 a 16 de julho, aconteceu na cidade de Poços de Caldas/MG, a fase final dos Jogos da Juventude do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o JOJU 2011. A competição é a mais importante de nossa região para atletas com até 17 anos, que passaram todo o primeiro semestre se preparando para este momento.
 Durante toda a semana, centenas de atletas jogaram em busca do título, mas poucos conseguiram chegar ao objetivo. Foi o caso do basquete masculino de São Sebastião do Paraíso, que jogou contra as melhores equipes do Sul e Sudoeste de Minas e conquistou o terceiro lugar da competição.
 A campanha de Paraíso foi composta de cinco partidas, três classificatórias, semifinal e disputa de terceiro lugar. O primeiro jogo foi na terça-feira, contra a equipe de Três Corações, o­nde Paraíso venceu pelo placar de 72 a 55. A segunda partida, no mesmo dia, foi contra São Lourenço, o jogo mais emocionante da campanha paraisense. O jogo foi disputado ponto a ponto até o fim, terminando empatado em 55 a 55, o que levou o jogo para a prorrogação. Nesta etapa, a equipe de São Lourenço abriu vantagem e fechou a partida em 68 a 60.
 Com o resultado, Paraíso precisava da vitória contra Itaú de Minas, no jogo de quinta-feira, para classificação nas semifinais. E foi o que aconteceu. Paraíso venceu Itaú pelo placar de 72 a 41. A semifinal foi contra Varginha, considerada a equipe mais forte da competição, superando Paraíso e vencendo a partida com o placar: Paraíso 41 x 72 Varginha.
 Paraíso disputou o 3º lugar contra Três Pontas, equipe que está em fase crescente no basquete regional, chegando à fase estadual dos Jogos Escolares. Em partida acirrada, a equipe de Paraíso conseguiu a vitória sobre os adversários por 74 a 68, conquistando a terceira colocação no JOJU 2011.

HANDEBOL e FUTSAL

Além do basquete masculino, Paraíso teve boas campanhas em outras modalidades. Foi o caso do handebol e futsal masculino.
 O futsal masculino obteve boa campanha nos três jogos de classificação, vencendo Belo Horizonte por 13 a 4, Baependi por 13 a 3 e sendo superado por 5 a 3 pela equipe de Perdões. Na semifinal Paraíso jogou contra Guaxupé, que venceu os paraisenses por 9 a 4. Com o resultado, Paraíso enfrentou novamente a equipe de Perdões na disputa de 3º e 4º lugares, terminando com placar a favor de Perdões.
 No handebol masculino, Paraíso obteve a 5ª colocação, perdendo o primeiro jogo para Campestre de 30 a 27, ganhando de Guaxupé por 23 a 19 no segundo jogo e perdendo para o campeão da competição, Muzambinho, por 28 a 17.
 Com o fim do JOJU as equipes voltam às suas rotinas de jogos nas ligas regionais e campeonatos estaduais.

RESULTADO GERAL

Pela 14ª vez – nona consecutiva –, o município de Varginha é o campeão da 22ª dos Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais (JOJU), ocorrida em Poços de Caldas. A competição reuniu cerca de 1.200 atletas, técnicos e dirigentes de 23 municípios da região, entre 11 e 16 deste mês. Varginha alcançou a maior pontuação, terminando a competição com 125 pontos no total, seguida de Poços de Caldas (vice-campeão), com 90 pontos; São Lourenço terminou com 62 pontos e São Sebastião do Paraíso na quarta colocação com 50 pontos.
 "Os jogos transcorreram dentro de um clima de tranquilidade, de normalidade. Mais uma vez, fizemos uma competição de alto nível, mostrando a importância do JOJU não só para revelar talentos no esporte, mas também para promover o congraçamento entre os municípios das regiões Sul e Sudoeste de Minas”, disse o presidente da Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig), professor Marcelo Campos Machado.
 Segundo ele, a entidade já começa a preparar os Jogos Infantis do Sudoeste de Minas Gerais (Jojuninho), cujas disputas já começam dentro de algumas semanas.
 Já o secretário municipal de Esporte de São Sebastião do Paraíso, Mariano Bícego, agradeceu a participação e o empenho dos atletas paraisenses que, mais uma vez, valorizaram e honraram o nome do município. " Desde a natação, passando pelo judô e atletismo e chegando aos esportes de quadra, nossa participação foi muito positiva, alcançamos uma boa colocação e agora é ir para a disputa da segunda fase do JIMI, esta semana em Passos." disse Mariano.