Paraíso recebe Seleção Universitária de Basquete

20/07/2011

Desde a última quinta-feira, 14 de julho, a Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso recebe os treinos da Seleção Brasileira Universitária de Basquetebol. Seleção esta que é regida pela parceria entre CBDU, a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, e CBB, Confederação Brasileira de Basquete, que tem como objetivo a interação e organização do esporte no meio universitário.
 Toda a preparação da Seleção Universitária tem como objetivo a Universiade 2011, segunda maior competição internacional de desportos universitários, que acontece no próximo mês em Shenzhen, na China.
 Os atletas que compõem a equipe brasileira são Scott Machado, George Chaia, Henrique Medeiros, Rafael Silva, André Luiz Bresolin, Frederico Brito, José Jairo Júnior, Islam Toledo, Isaac Gonçalves, Rodrigo Silva, Fabricio Mello, Ralf Ansaloni, Lucas Riva (Bêbê) e Rafael Stabile.
 Dos 14 atletas da seleção universitária, quatro estiveram na Universíade 2009, em Belgrado e defendem mais uma vez a Seleção Universitária: André Goes, Islam Toledo, Rodrigo Silva e Rafael Stabile.
 Islam e Rodrigo defenderam a seleção na conquista do Pan-Americano Universitário de Basquete 2010, contra os Estados Unidos, em Salvador (BA). Henrique Medeiros, Jairo Júnior e Ralf Ansaloni também vestiram a camisa do Brasil no Pan de Basquete e vão reforçar o time na Universíade 2011.
 Rafael Stabile que já atuou por várias equipes, brasileiras e no exterior, é um atleta já conhecido da cidade mineira, pois desde início do ano o atleta joga pelo time da cidade, o Paraíso Basquete.
 Lucas Riva, o Bebê, atua na Espanha há alguns anos e foi a revelação da Seleção Brasileira Sub-19 no último Mundial na Letônia. Bebê é outra figura conhecida dos mineiros, pois já esteve na cidade atuando pela Seleção sub-18 no ano de 2010, com a Seleção sub-19 em 2011 e agora na Seleção Universitária.
 À frente da Seleção está o técnico Walter Roese, que assim como Bebê, esteve em Paraíso no ano passado, com a Seleção sub-18. Já experiente em esportes universitários, estará pela terceira vez à frente da Seleção Universitária na Universiade.
 Roese, que é Auxiliar Técnico da Universidade do Hawaii e já passou por várias faculdades norte-americanas, lamenta a dificuldade de liberação dos atletas junto aos clubes e dos poucos jovens atletas vinculados a uma instituição de ensino superior.
 A Universiade é o segundo principal torneio internacional. Mas muitos clubes ainda não entendem isso e nossos atletas, quando começam a jogar profissionalmente, também acabam abrindo mão da faculdade. E disputa a Universíade é uma ótima oportunidade para estes atletas vivenciarem uma competição de altíssimo nível e para garimpar destaques para a seleção principal”, completa Roese que conta com o apoio de Christiano Pereira e Rogério Matos como seus auxiliares em Shenzhen.
 A Seleção Brasileira Universitária fica em São Sebastião do Paraíso durante dez dias, o­nde farão seus últimos treinos antes do embarque para o torneio Top Four Nation, que acontece de 26 a 30 de julho, no México, e de 31 de julho a 04 de agosto, na Alemanha. Da Alemanha, a Seleção embarca para Shenzhen, na China, o­nde acontecerá a Universiade 2011, no período de 12 a 23 de agosto.
 Restam apenas algumas semanas para a Abertura da 26° Universiade de Verão, e a delegação brasileira será a maior do país em uma edição da Universiade. Serão mais de 320 pessoas, entre técnicos, atletas, árbitros e dirigentes.
 O Brasil está na Chave A, acompanhado por China, Alemanha, Romênia, República Tcheca e Emirados Arábes. A estreia será no dia 13 de agosto, as 20h30 (horário de Pequim), contra a seleção da Romênia, no Ginásio do Centro Esportivo Pingshan.