Comitê de combate à dengue reforça ações

13/07/2011

Devido ao aumento de casos de dengue nos últimos meses, o Comitê Municipal de combate a esta doença em São Sebastião do Paraíso planeja realizar ações para lembrar a população que, faça chuva ou faça sol, o Aedes Aegypti deve sempre ser combatido. Mutirões extras de limpeza foram programados e atividades bem sucedidas devem ser repetidas.
 No sábado (9), os bairros Vila Dalva, Jardim Coolapa, Novo Milênio, Novo San Genaro, San Genaro, Alto Bela vista, Jardim Planalto e o recém adicionado ao cronograma em alerta emergencial, Parque São Francisco, receberam os agentes de saúde e parceiros para coletar materiais que possam servir de foco para o inseto transmissor da doença.
 De acordo com Gustavo Bernadino, coordenador da Zoonoses, foram necessários oito caminhões para retirar todo o entulho de 92 quarteirões e 1.888 imóveis. Três cargas eram apenas de materiais recicláveis, enquanto um caminhão ficou lotado com pneus. “A quantidade já era esperada, o que mostra que boa parte da população realmente aderiu ao movimento”. No entanto, ele conta encontrou muito lixo em terrenos baldios. “Isso indica que ainda existem várias pessoas ainda jogam lixo no lugar errado”, observa.
 No próximo final de semana, não estava programada nenhuma ação, mas por causa dos últimos casos, o Comitê decidiu criar um mutirão extra de limpeza. Assim, os moradores dos bairros Jardim Cidade Nova, Morada do Sol, Jardim das Paineiras, Jardim São Geraldo, Sassafrás, Vila Clélia, Jardim Maria Lúcia e Jardim Independência devem deixar logo pela manhã qualquer objeto não utilizado na calçada. A expectativa é atingir 84 quarteirões e 1.854 casas e estabelecimentos.
 Ainda nesta semana, na quinta-feira, deve acontecer uma blitz educativa com objetivo de orientar motoristas sobre os cuidados que é possível ter em casa para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Na ocasião, serão entregues panfletos e adesivos da campanha. O Comitê de combate à dengue conta o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, que sempre dá suporte nos mutirões e outras ações.