Visita a modelos de área azul na região

11/07/2011

Representantes da Secretaria de Trânsito visitam modelos de área azul na região

Com o objetivo de conhecer o sistema de funcionamento da área azul na região, funcionários da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil visitaram as cidades de Franca e Passos. “Fomos conhecer o sistema e como funciona este serviço nestes municípios e estamos buscando informações de outras cidades para adaptarmos ao modelo que pretendemos implantar em Paraíso”, observa Maria Cândida Freitas Campos, assessora da secretaria. A previsão é de que até novembro o dispositivo seja colocado em funcionamento na cidade.
 Através da Secretaria de Segurança, a Prefeitura pretende revitalizar o serviço de área azul no município. A iniciativa prevê a criação de mais de 300 vagas de estacionamento rotativo no centro da cidade. Recentemente, através de decreto, o prefeito Mauro Zanin determinou a regulamentação da Lei nº 3.745, que dispõe sobre a exploração do estacionamento rotativo em vias públicas do município.
 O serviço funcionará das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira e aos sábados entre 8h e 13h, com exceção das datas consideradas como feriados nacionais, estaduais ou municipais. A tarifa a ser cobrada pelo estacionamento será de R$ 1,00 por uma hora e R$ 2,00 por um período de duas horas, sendo os valores reajustados anualmente. O decreto prevê que compete à Secretária  de Segurança Pública organizar, gerenciar e fiscalizar o sistema de estacionamento rotativo da área azul.
 Conforme explica Maria Cândida, todo o procedimento já está em andamento. “Fizemos estas visitas para conhecer os modelos existentes nestas cidades. Em Franca o serviço é feito por pessoas adultas ligadas ao Rotary Clube, já em Passos a atuação é feita por menores através da Loja Maçônica. Franca possui 700 vagas e 60 agentes, enquanto que em Passos são 400 vagas e 40 agentes”, descreve. Paraíso pretende criar cerca de 350 vagas que serão gerenciados por 20 agentes.
 A visita nas cidades de Franca e Passos tiveram ainda a presença da engenheira de Trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Viera, e também do comandante da Guarda Municipal, Miguel Félix. “Também estamos fazendo contato com a Prefeitura de Patos de Minas o­nde o sistema será bem semelhante ao nosso e vão nos enviar detalhes para troca de informações e experiências”, acrescenta Maria Cândida.
 Dentro de 15 dias deverá ser publicado o edital do processo seletivo dos agentes que atuarão no setor. Outra medida em andamento é a organização do Fundo Municipal de Trânsito, que será o órgão arrecadador. Também serão credenciados os estabelecimentos que vão vender os bilhetes, assim como haverá treinamento dos agentes. “Teremos um coordenador integrante da Guarda Municipal que será o responsável pela fiscalização”, acrescenta. Todas as etapas do processo serão divulgadas para que a comunidade tome conhecimento e participe do processo de revitalização da área azul em Paraíso.