Patrimônio histórico é atacado por vândalos

07/07/2011

A imagem de Jesus Cristo crucificado, localizada na entrada do Instituto Monsenhor Felipe, na avenida Ângelo Calafiori, sofreu ação de vândalos na terça-feira, dia 5 de julho. A estátua foi retirada da cruz, sendo deixada num canto próximo ao portão, com os pés quebrados. O prédio é um bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) desde 9 de janeiro de 2009, através do decreto municipal n° 3.570, e pertence à Mitra Diocesana de Guaxupé, estando sob a responsabilidade da paróquia de Nossa Senhora da Abadia.
 Segundo informações da secretaria da paróquia, houve a tentativa de roubo da escultura do Cristo. Agora o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural tenta encontrar uma maneira de voltar a imagem para o crucifixo de forma segura. Recentemente a mesma imagem foi derrubada por um carro, porém, neste acidente não houve avarias à escultura.
 Atualmente, o prédio abriga as atividades do projeto “Arte e Cultura” da Instituição São Luiz Scrosoppi e os grupos de Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA).
 De acordo com Lucas Cândido de Oliveira, responsável pelo departamento de Cultura e secretário do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, a imagem do Cristo crucificado faz parte do entorno de tombamento e não pode ser retirada ou removida para outro local. “Ela  é fixa naquele lugar desde sua fundação, e trata-se um símbolo religioso, haja vista que os cristãos fazem suas orações e ornamentos com flores”, afirma.
 O departamento de Cultura trabalha todos os anos com o projeto de Educação Patrimonial, direcionado aos jovens, com o intuito de conscientiza-los para que atitudes como esta não ocorram futuramente. De acordo com Lucas, a imagem passará por uma restauração, “entretanto o Conselho do Patrimônio Histórico, juntamente com o departamento de Cultura, farão o possível para retorna-la ao local de origem o mais rápido possível.