Casa da Cultura traz exposição itinerante à cidade

04/07/2011

No período de 11 a 29 de julho, a Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso será o cenário para a exposição itinerante “Entre Livros e Libélulas”, em homenagem ao escritor de livros infanto-juvenis, Angelo Machado. A exposição é composta por cerca de 20 painéis, com textos e ilustrações dos livros escritos por Machado. Além de retratar a vida e obra do escritor, tem como objetivo estimular nas crianças e jovens o prazer da leitura.
 As escolas da rede municipal, estadual e particular poderão agendar um horário na Casa da Cultura, objetivando a visita dos estudantes à exposição. “Esse agendamento é necessário, uma vez que pode ocorrer de uma escola visitar no mesmo horário que outra, deixando a situação conturbada”, salientou Fátima Aparecida da Cruz, funcionária do departamento de Cultura.
 Segundo ela, o público alvo são os discentes de todas as idades, mas principalmente crianças. “Haverá um funcionário para guiar a visita e apresentar os banners aos estudantes, desenvolvendo uma linearidade sobre o tema”, afirmou. Os banners ficarão expostos de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.
 O objetivo da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo é apresentar aos paraisenses a rica literatura brasileira, e incentivar a leitura  através das exposições literárias itinerantes. “Percebemos que as exposições apresentadas anteriormente, proporcionaram uma conceituada ajuda no desenvolvimento pedagógico, pontos estes também analisados pelos professores”, finalizou.

Sobre o autor Angelo Machado
 O cientista, professor, ambientalista e escritor Angelo Barbosa Monteiro Machado nasceu em 1934 em Belo Horizonte. Estudou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais e fez uma brilhante carreira acadêmica. Pesquisador de reconhecimento internacional destaca-se, sobretudo, como uma das maiores autoridades mundiais em libélulas e espécies ameaçadas de extinção.
 Filho de Paulo Monteiro Machado, escritor premiado pelo livro “O menino feliz”, sobrinho de Aníbal Machado e Lúcia Machado de Almeida e primo de Maria Clara Machado, em 1989 lançou seu primeiro livro para o público infanto-juvenil: “O menino e o rio”. Em 1993, recebeu o principal prêmio literário do Brasil, o Jabuti, pelo livro “O velho da montanha: uma aventura amazônica”.
 Tendo como cenário a riquíssima flora brasileira, do cerrado à floresta amazônica, passando pela mata-atlântica, o escritor narra histórias envolvendo diversos animais, como cobras, cotias, sapos, o­nças, libélulas, esquilos, araras, lobos-guarás e também sacis, índios, escravos e crianças. Seus textos estão recheados de aventuras, histórias engraçadas, momentos de medo e suspense, temas para reflexão e muitas curiosidades sobre bichos e plantas.