Zanin fala sobre gestão em saúde em BH

03/07/2011

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, foi convidado para participar do “Seminário sobre responsabilidades municipais e regionais à luz do Pacto pela Saúde”, realizado pelo Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Dayrell Minas Hotel, no centro de Belo Horizonte. O objetivo foi realizar diversas palestras e debates sobre temas relacionados à área da saúde.
 Um dos palestrantes do evento, Mauro Zanin falou sobre as experiências bem sucedidas do município. “Por mais que existam desafios a serem superados, nosso sistema é bem mais organizado do que diversas outras realidades”, conta. Para ele, a contribuição fez a diferença. “Sem dúvida vale a pena participar, pois temos certeza que agregamos algo para a administração de outras cidades”.
 No dia 29, Paraíso participou de debates e palestras sobre o “Fortalecimento da Gestão Microrregional”. Foram expostos avanços e desafios do município em formato de grupos de trabalho. Já no último dia de evento, os grupos temáticos se reuniram para discussões sobre financiamento e contabilidade; aspectos jurídicos; regulação, controle, avaliação, auditoria e processamento da produção. Para os participantes, o objetivo foi alcançado com a sensibilização dos gestores municipais que tem prestadores de média e alta complexidade quanto as possibilidades de estruturar estas áreas.
 Presidente do Cosems/MG, Mauro Guimarães, relata que o evento, mais uma vez, reafirma a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho. “Assim propocia a discussão aberta e franca dos gestores municipais de Saúde e os profissionais das Superintendências e Regionais de Saúde buscando o efetivo funcionamento dos Colegiados Gestão Regional”.
 Entre outros convidados, o Seminário também contou com a participação do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira e do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Carlos Mosconi. De acordo com o Cosems/MG, o Seminário reuniu 300 profissionais da área da Saúde, como secretários de municípios com população acima de 15 mil habitantes.