Inverno não diminui casos de dengue

28/06/2011

Comitê reforça mutirões para combater a doença; o próximo acontece neste sábado

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso confirmou em coletiva de imprensa 25 novos casos de dengue, sendo a maior parte referente ao mês de maio. Resultados dos últimos exames não deixam suspeitas que, mesmo em períodos de temperatura muito baixa, o mosquito apresenta resistência e ainda pode transmitir a doença.
 O secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, diz que a sociedade não pode se esquecer dos métodos de prevenção. “Muitas pessoas acreditam que o mosquito não resiste ao inverno, mas aí está a prova de que não há tempo ruim para a dengue”. Para ele, a situação não é alarmante. “Comparado com outros municípios, Paraíso não apresenta quadro grave”. De acordo com o secretário, a dengue hemorrágica, estado mais grave da doença, nunca foi registrada na cidade.
 Em 2010, o primeiro e único caso positivo de dengue surgiu em fevereiro. Já em março, os casos novos saltaram para 11 e em abril esse número quase dobrou. Neste ano, a doença já apareceu em janeiro, mas foi bem controlada nos meses seguintes. A surpresa foi o grande aumento de abril para maio, o que deixa o total até agora bem próximo com o do ano passado; 46 em 2010 e 44 em 2011.
 Para Gustavo Bernadino, coordenador da Zoonoses, o aumento significativo das notificações em 2011 mostra que a sociedade tem procurado assistência hospitalar ao invés de se automedicar. “Com mais campanhas, as pessoas começam a se conscientizar sobre importância do diagnóstico de um profissional”, diz. De janeiro a maio do ano passado o departamento de Vigilância em Saúde registrou 80 notificações, contra 131 até agora. Bernadino ainda aponta março de 2011 como exemplo, mês em que foram notificadas 40 suspeitas, mas apenas seis foram confirmadas.
 A Prefeitura conta com um Comitê Municipal de Combate à Dengue, que realiza diversas ações para conscientizar a população, como palestras, passeatas, divulgação em redes sociais e televisão, blitz educativas e mutirões de limpeza em bairros de Paraíso. Até o início de junho, foram necessários 47 caminhões para retirar materiais que poderiam servir de foco para o mosquito em oito mutirões. Deste número, 18 caminhões juntaram materiais recicláveis e 7 caminhões eram somente para pneus.
 O mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, coloca seus ovos em pequenas quantidades de água parada, que geralmente se acumulam em materiais comuns. Os dados apontam que na Vila São Sebastião II, por exemplo, 100% dos criadouros eram garrafas, latas ou plástico. No Parque São Francisco, além de reproduzir também nestes locais, as larvas do inseto também era encontradas em caixas d’água, materiais de construção, peças de carro, tambores e materiais do tipo.

Reforço  —  Com o objetivo de recolher materiais que a população acumula nas residências e que pode servir como foco para o mosquito, o Comitê Municipal de Combate à Dengue reforça os mutirões de limpeza nos bairros em que a situação está mais crítica. No próximo sábado, o movimento acontece no Jardim Meditarranèe, Jardim Acapulco, Dr. Brandão, Cristo Rei, Dona Augusta, Verona, Rubens Rocha, Vila Ipê e Jardim América. A expectativa é atingir 135 quarteirões e 1.780 imóveis. O mutirão extra, programado para o dia 9 de julho, abrange exclusivamente o bairro Parque São Francisco, área considerada emergencial. Já na semana seguinte, dia 16, é a vez da Vila Muschioni se desfazer de entulhos e materiais recicláveis. Em breve, o calendário reformulado dos mutirões será publicado no site oficial da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso.