Paraíso deve vacinar 4 mil crianças

14/06/2011

Imunização contra sarampo acontece paralelamente e deve atingir quase 6 mil

O departamento de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso, através do setor de imunização, iniciou na última segunda-feira (13), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Mais de 4 mil crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) do município devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.
 Pais ou responsáveis devem levar as crianças em um dos cinco postos selecionados para aplicarem a dose. O Governo Federal pretende proteger 95% das crianças residentes no Brasil, o que representa 4.081 dos 4.295 pequenos paraisenses. Até 22 de junho, a vacinação acontece na zonal rural, abrangendo estradas, bairros (Termópolis, Queimada Velha, Marques, Morro Vermelho, entre outros) e fazendas da região. Já a partir do dia 20, são os centros municipais de educação infantil que recebem as gotinhas.
 Patrícia Silva, coordenadora do setor de imunização, destaca a importância de levar o cartão de vacinação. “O cartão é essencial para o controle e acompanhamento das doses, principalmente nos primeiros anos de vida. Ele não deve ser deixado em casa”. Neste sábado (18), “dia D” da campanha, a Prefeitura Municipal promoverá uma carreta pela cidade com a presença do Zé Gotinha. Patrícia espera que essa ação chame a atenção da população para a necessidade de prevenção.
 A segunda etapa da campanha começa no dia 13 de agosto. Nesta data, as crianças devem receber novamente a dose contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. O último caso de paralisia infantil foi registrado em 1989, mas ainda assim é necessário contribuir para a erradicação da doença.

Novidade  —  Neste ano, o Zé Gotinha vem acompanhado da vacinação contra sarampo em oito estados do país, inclusive Minas Gerais. Todas as crianças entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes. Só em São Sebastião do Paraíso, a meta é imunizar 5.990 crianças.
 O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.