Seleção Brasileira sub 19 já se encontra na Europa

10/06/2011

A seleção brasileira de Basquete sub-19 masculina já se encontra em Riga, Letônia, para os amistosos na Letônia e Lituânia, antes das disputas do Mundial da categoria. Serão seis jogos amistosos antes do mundial, jogos que serão realizados na Letônia e parte na Lituânia. Durante este período, o grupo brasileiro enfrentará Letônia, Lituânia, Austrália, Argentina e Canadá. Estes jogos serão a última preparação da equipe antes do 10° Campeonato Mundial Sub-19 será disputado de 30 de junho a 10 de julho, em Riga, na Letônia.
 O presidente da CBB, Carlos Nunes, e o consultor de marketing da entidade, José Carlos Brunoro, fizeram uma visita a São Sebastião do Paraíso (MG), o­nde puderam conversar com os jogadores antes da viagem, sobre determinação e a responsabilidade de representar as cores da nossa bandeira no campeonato.
 “Serão amistosos bem fortes e, principalmente, contra equipes que possuem o mesmo objetivo que o nosso. Teremos bons testes preparatórios para fazermos nossa estréia contra a Rússia. O grupo está bem e acredito que teremos resultados positivos nesse período, que fecha nossa fase de treinamentos”, analisou o técnico José Neto.
 O secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bicego, que acompanha a Seleção na viagem, a convite da CBB, como administrador de seleção, mandou as primeiras notícias de Riga, após a chegada da Comissão Brasileira à Europa.
 “Apesar da viagem longa e do cansaço, o grupo chegou bem animado para os amistosos. Já conhecemos o lugar o­nde vamos ficar e treinar, e creio que nos próximos dias já estaremos adaptados ao fuso horário, que é de cinco horas a mais que no Brasil, e estaremos prontos para os desafios que nos esperam antes do mundial”, disse Mariano ao entrar em contato.
 O grupo que compõe a Seleção é formado por vários jogares que já defendem as seleções de base do nosso país. Exemplo disso, armador do Minas Tênis Clube, Raul Togni Neto, o Raulzinho, que já integra a Seleção Brasileira Adulta, e o pivô Lucas Nogueira “Bebê”, que é uma das promessas do basquete nacional. Além de Lucas Mariano, de 17 anos e 2,07m, que está estreando em uma competição internacional com a camisa da seleção brasileira. O pivô goiano, que defende o time de Franca (SP), esteve concentrado e treinando com a seleção de desenvolvimento na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, desde o início de fevereiro. Lucas não esconde a ansiedade desse primeiro desafio.
 “Estou bastante ansioso para estrear nos amistosos e ficar entre os 12 que irão defender a seleção na Letônia. Quero ajudar minha equipe a fazer ótimos amistosos e chegar preparado para sermos campeões. Tenho muito a agradecer ao período que estive com a seleção de desenvolvimento. O Neto e toda comissão contribuíram para minha evolução como atleta. Estou muito feliz com essa oportunidade”, disse Lucas.

Forma de Disputa do 10° Campeonato Mundial Sub-19 Masculino:

O Brasil está no grupo “A” do Mundial, com Letônia, Polônia, Rússia e Tunísia. A primeira etapa da competição será realizada nas cidades de Liepaja e Vamiera, na Letônia. As equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os três primeiros de cada chave passam para a etapa seguinte, que consiste em duas chaves de seis. Cada seleção enfrenta as três novas equipes de seu grupo. Riga, capital da Letônia receberá as quartas-de-final, semifinal e final.

Confira a lista dos atletas:

Arthur Casimiro – Pivô – 18 anos – 2,06m – Paulistano (SP) – RS
Raul Togni Neto – Armador – 18 anos – 1,86m – Minas Tênis Clube (MG) – MG
Davi Rosseto de Oliveira – Armador – 18 anos – 1,80m – Pinheiros (SP) – SP
Bruno Irigoyen – Ala – 18 anos – 2,02m – Minas Tênis Clube (MG) – RS
Cristiano Felicio – Pivô – 18 anos – 2,06m – Minas Tênis Clube (MG) – MG
Durval Cunha – Ala – 19 anos – 2,00m – Palmeiras (SP) – MG
Erik Rodrigues Camilo – Ala/Pivô – 18 ansos – 2,03m – Paulistano (SP) – RJ
Felipe André Vezaro – Ala/Armador – 19 anos – 1,90m – Blinn University (EUA) – SC
Felipe Taddei – Ala/armador – 18 anos – 1,92m – Franca (SP) – SP
Leonardo Meindl – Ala – 17 anos – 2,00m – Franca (SP) – SP