Notícias | + Listar todas
Acomarp ganha novos equipamentos
10/06/2011
O Secretário de Planejamento Urbano, Cássius Malagutti avaliou como muito positiva a realização das comemorações da Semana do Meio Ambiente no município. Um dos pontos altos da programação foi a entrega de equipamentos destinados a Associação dos Coletadores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp). “Foi tudo um grande sucesso e agora a associação terá melhores e maiores condições de realizar o seu trabalho, inclusive aumentar a sua capacidade de produção com o material que foi adquirido e destinado a eles”, comenta.
A realização da 14ª Semana do Meio Ambiente foi marcada por uma intensa programação com o desenvolvimento de várias atividades. Na programação constou palestras, seminário, exposição de trabalhos escolares, blitz educativa sobre destinação correta de óleo de cozinha e divulgação de pontos de entrega voluntária de óleo e lixo eletrônico. Também fizeram parte
das ações a criação de espaço lúdico para crianças, sala de vídeo, apresentação de corais, orquestra e bandas, praça comendador José Honório.
Um dos pontos marcantes foi a entrega de containeres, um caminhão adaptado e uma balança mecânica à Acomarp. “São ferramentas importantes para ajudar a a melhorar e aumentar a quantidade de materiais recicláveis que são recolhidos pela associação. São containeres grandes e adequados para armazenar temporariamente estes resíduos recicláveis que valem dinheiro e são importantes para os colheitadores. São famílias que sobrevivem da colheita deste material e um trabalho que incluem estas pessoas na sociedade”, comenta o secretário.
Cassius destaca a importância da colaboração das pessoas da comunidade no processo de separação do lixo. “São ações conjuntas que evitam a contaminação do nosso meio ambiente”, ressalta. O material depositado nos containeres serão levados ao galpão da entidade onde é feita a separação. “Eles também ganharam uma prensa e balança mecânica, equipamentos que agilizarão os trabalhos”, observa.
Desde que foi implantada em outubro de 2009 a Acomarp vem ampliando a sua capacidade de produção. No início recolhia-se cerca de seis toneladas de material toneladas, volume que hoje ultrapassa 30 mil quilos, ao mês. “Agora com estes equipamentos adquiridos tenho certeza que conseguiremos um crescimento linear de volume de material”, avalia. Cassius aponta que a associação esta mais estruturada para fazer seu trabalho de coleta de reciclados. “Basta agora o apoio da comunidade para agregar mais valor e colaborar para ajudar a retirar este material que gera renda e trabalho para este pessoal”, complementa.
das, trabalho a este pessoal
Balanço — Após o encerramento de todas as festividades o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente fez um balanço das ações. Ele citou que em todos os eventos como a palestra, o seminário, as exposições na Praça da Matriz e até mesmo no trekking ecológico que teve a presença de mais de 250 inscritos, bem como a participação da população nas demais atividades, foi considerada foi muito positiva. “Foram momentos mais de conscientizar e sensibilizar, diferente do caráter punitivo que é dado a quem coloca fogo em terreno, dispõe lixo em local inadequado, temos procurado mostrar e a ajudar fazer da área pública uma extensão de nossas casas”, finaliza.