Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


ProJovem Adolescente participa concurso nacional

10/06/2011

Tema “Vamos cuidar da vida” norteia redações e inspira estudantes

 Até o final de junho, alunos do ProJovem Adolescente das unidades dos bairros Santa Tereza e Mocoquinha de São Sebastião do Paraíso e do distrito da Guardinha, devem se inscrever no 7ª Concurso Cultural Ler é Preciso. A competição é promovida pelo Instituo Ecofuturo e tem o objetivo de incentivar a leitura, escrita e exercitar a criatividade.
 O participante deve redigir uma redação com o tema “Vamos cuidar da vida”. Patrícia Dutra, orientadora social, conta que surgiram várias ideias para falar sobre um assunto tão abrangente. “Alguns contaram histórias pessoais, enquanto outros colocaram no papel sua própria perspectiva sobre a vida”.
 Ana Carolina Ferreira, de 15 anos, diz que chegou até a perguntar sobre o significado da vida para seus pais e vizinhos. “Aprendi que o certo é fazer coisas para melhorar a vida e também das pessoas ao nosso redor”. Antes de começar a escrever, a garota e seus colegas ouviram algumas músicas indicadas pelos orientadores. “Foi bem inspirador”, relembra.
 De acordo com Rejane Tavares, orientadora social e responsável pelo acompanhamento dos alunos no concurso, as redações já estão em fase de conclusão. “Neste momento, estamos aperfeiçoando os textos, dando os toques finais”. Para ela, o tema é muito interessante porque nesta fase os jovens direcionam a atenção para os relacionamentos em desenvolvimento.
 Depois desta etapa, as melhores redações serão inscritas na terceira categoria do concurso, exclusiva para estudantes do Ensino Médio. Ao todo são seis divisões, que permitem também a participação de alunos do Ensino Fundamental, professores, Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais de biblioteca e educadores sociais. Os dez vencedores de cada categoria ganham notebooks, livros e kits, além de terem os textos publicados em um livro editado pelo Instituto Ecofuturo.
 Fontes: Patrícia Dutra, orientadora social, telefone: 3539 1076 e Rejane Tavares, orientadora social e responsável pelo acompanhamento das redações, telefone: 3539 1104.