Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Olimpiadas 2016: Paraíso entre as pré-selecionadas

09/06/2011

Na manhã de segunda-feira, 23 de maio, foi realizado no anfiteatro da Escola Naval, no centro do Rio de Janeiro, o Seminário de Orientação para as instalações interessadas em sediar etapas de preparação no Brasil das delegações dos países participantes nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O evento teve a participação de 150 cidades e 350 instalações de 22 estados brasileiros e foi aberto pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que em sua fala destacou a grandiosidade do evento para todo o Brasil, agradecendo o interesse dos municípios e estados em participarem dos jogos sediando a preparação dos participantes na fase pré-jogos. Nuzman destacou que a função do Comitê Organizador Rio 2016 é selecionar e certificar as instalações, a recepção é de quem vai receber as delegações, ressaltando: "Ninguém vem de graça, eles pagam a quem os recebe."
Já o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral destacou o legado que o município que sediar esta fase terá: "O crescimento das sub-sedes representa uma melhoria da estrutura esportiva do País, com reflexo em áreas como geração de renda, meio-ambiente, hotelaria."
A seguir o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Valdemar Silva Souza mostrou a vontade do governo federal em apoiar as cidades escolhidas como sub-sedes: "O governo vai aumentar o aporte de recursos, triplicando os investimentos. A intenção é alargar e qualificar a base do esporte de auto-rendimento", enquanto Leonardo Gryner, Diretor Geral do Rio 2016 afirmou que  a preparação estrutural da cidade do Rio de Janeiro para os jogos está em dia.
Depois foi a vez do Superintendente Executivo de Esportes do COB, Marcos Vinicius Freire, detalhar possibilidades para as sub-sedes, destacando que as delegações estrangeiras tem inicialmente duas necessidades mais urgentes, primeiro é a aclimatação, o­nde vem a importância da escolha da cidade o­nde a delegação vai se adaptar ao clima e ao fuso horário brasileiro. Neste ponto a cidade deve ter instalações semelhantes às dos Jogos, citando o exmplo: " Se o Vôlei vai ser disputado em piso de madeira, as delegações de volei vão treinar em piso de madeira e assim por diante". Os próximos passos do processo de seleção foram então apresentados por Agberto Guimarães, diretor de esportes do Rio 2016, ouvido atentamente pelos representantes das cidades interessadas em sediarem a preparação pré-olimpíadas.
Após a seleção e divulgação das cidades e instalações, em janeiro de 2012, o Comitê Organizador Rio 2016 irá publicar um guia que será entregue a todas as 375 entidades esportivas internacionais ( Comitês Olímpicos e Paraolímpicos do mundo todo), durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e então estes "clientes" iniciarão a negociação com as cidades selecionadas.
O secretário municipal de esporte de São Sebastião do Paraíso, Mariano Bícego, esteve no Seminário defendendo a postulação da cidade como sub-sede olímpica e avalia as chances da escolha final do município: "Pelo que conversei com outros representantes e com as autoridades olímpicas nossa chance de sermos selecionados é boa. Temos muito trabalho pela frente mas esta escolha pode gerar um impulso ainda maior no crescimento da nossa comunidade, os Jogos Olímpicos são um acontecimento único e fazer parte deles será um privilégio e uma conquista para todos nós. Os próximos passos são decisivos no processo de seleção e estamos nos dedicando a eles".
 
O processo, dividido em fases , terminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tiverem cumprido as exigências do regulamento e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 – a ser distribuído para todos os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.


Secretário de Esporte Mariano Bícego defendeu candidatura paraisense a sub-sede dos Jogos Rio 2016

 
ETAPAS DO PROCESSO
 
17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Inscrição: período para preenchimento completo o­nline do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016.

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 –
Pré-Seleção: os interessados preencheram o Formulário de Pré-Seleção o­nline, comprovaram o atendimento aos requisitos de participação e enviaram eletronicamente toda documentação exigida no regulamento.

2 de maio de 2011 –
Divulgação da lista de instalações pré-selecionadas após a primeira fase do processo.

23 de maio de 2011 – Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e sobre os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações e as oportunidades e o legado.

23 a 30 de maio de 2011 – Documentos de garantia: envio pelo correio do Termo de Adesão assinado pelo representante da instalação e do Termo de Cooperação assinado pelos representantes da instalação e da cidade.

23 de maio a 29 de junho de 2011 – Formulários descritivos e upload de documentos: preenchimento o­n-line de formulários referentes à infraestrutura da instalação, da área de treinamento da instalação, turismo/cultura/esporte da cidade, dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade e upload de documentos.

15 de agosto a 11 de novembro de 2011 - Realização de visitas e reuniões técnicas agendadas.

22 de agosto a 25 de novembro de 2011 – Relatório Técnico: envio pela Comissão Avaliadora do Relatório Técnico e das sugestões de adequações necessárias (se houver) ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.
 
5 de setembro a 16 de dezembro de 2011 – Orçamento e cronograma: envio o­nline da previsão de orçamento e cronograma para a execução das eventuais obras de intervenção necessárias ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.

16 de janeiro de 2012 – Divulgação do resultado: divulgação das instalações selecionadas a participar do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

16 a 27 de janeiro de 2012 – Assinatura do termo de compromisso das instalações selecionadas.

Julho de 2012 - Publicação e divulgação para os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.

A partir de Julho de 2012 - Fase de acompanhamento das eventuais obras de intervenção necessárias nas instalações.