CRAS Santa Tereza diversifica atendimento

07/06/2011

A unidade  do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no bairro Santa Tereza está incrementando as suas atividades. Somente no mês de maio o núcleo passou a desenvolver três novas ações de prestação de serviços à comunidade, como aulas de Tai Chi, alfabetização de adultos, Português e Inglês para adolescentes. Outro ganho foi a implantação do programa ProJovem Adolescente com capacidade para 50 vagas.
 Conforme a psicóloga Lucilaine de Pádua, o núcleo vem ampliando a gama de prestação de serviços à comunidade o­nde está inserida. “Temos percebido que existe um bom vínculo entre o CRAS e a população atendida aqui no bairro. A interação permite que moradores até façam sugestões para que novos serviços sejam trazidos para este Centro”, comenta.
 Bom exemplo deste procedimento são as aulas de Tai Chi que uma usuária do CRAS sugeriu que fosse realizado no Centro. O professor Alexandre atendeu ao pedido, a parceria foi feita e há relatos de que houve um aumento significativo de participantes depois da mudança do espaço físico. “Hoje temos em torno de 15 a 20 participantes em cada atividade, iniciamos com duas”, comemora Lucilaine.
 Nas aulas de alfabetização, quem no princípio se mostrava acanhada e inibida, agora já está convencida da importância do programa. “Já temos pessoas orgulhosas de estarem aprendendo as primeiras letras e a compartilhar isso na família, vizinhos e amigos”, ressalta a psicóloga.
 Lucilaine conta que o projeto tem ajudado as participantes adquirirem maior auto-estima. “Hoje elas são mais felizes porque acreditam e demonstram o quanto são capazes de aprenderem. Temos conseguido oferecer oportunidade em novos campos”. Com o aumento das opções a participação da população também está sendo ampliada. “Estamos conseguindo ofertar serviços importantes à comunidade”, avalia.
 Já no ProJovem Adolescente que atende o público de 15 a 17 anos, das 50 vagas ofertadas ainda há disponibilidade para mais 15 participantes. O CRAS oferece ainda Brinquedoteca, Grupo da Alegria,  Bolsa Família, o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF). “ Tentamos sempre fazer um trabalho integrado, com as Unidades de Saúde da Família, Centros de Educação Infantil e escolas, esse trabalho em rede tem sido de suma importância para o atendimento às famílias, a partir da integração com as demais políticas públicas estamos conseguindo ampliar o atendimento da população na área de Abrangência do CRAS Santa Tereza ”, completa a psicóloga.

Voluntários  —  Ainda de acordo com a psicóloga, o núcleo está contando com a presença de dois professores voluntários para a realização da Alfabetização de Idosos e Curso de Inglês para Adolescentes. “São pessoas que residem na área do CRAS, vieram aqui, conheceram o  funcionamento e se ofereçam a trabalhar conosco”, diz. Hoje são uma professora para aula de Português e um professor para Inglês. “Somos agradecidos a quem está conosco fazendo esse trabalho com qualidade. Parcerias são sempre importantes, relata.