Prefeitura compra ônibus escolares

03/06/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso recebeu em maio dois novos ônibus escolares destinados ao transportante de estudantes da zona rural. A compra no valor total de R$ 396 mil só foi possível através de recursos do próprio município, que pretende continuar renovando os veículos.
 De acordo com o coordenador de transporte escolar, Aparecido Vieira, a aquisição de novos ônibus para substituir os antigos é demorada por causa do alto custo. “Estamos fazendo aos poucos, na medida do possível. O importante é estar sempre planejando melhorias como essa”. Ele conta que a principal preocupação é garantir a segurança e o conforto dos alunos que viajam durante quase toda a semana.
 No total, estão disponíveis 20 ônibus para o transporte, mas apenas seis são considerados novos. Com capacidade para 48 passageiros sentados, essa linha de ônibus escolar foi projetada exclusivamente para rotas rurais.
 Os veículos contam com tração nas rodas dianteiras e traseiras e chassi mais alto, o que dificulta o atolamento em épocas chuvosas. Entre outras tecnologias, a novidade que Aparecido mais destaca é o tacógrafo digital, que funciona justamente com o comum, mas dispensa o disco de papel carbonado para registrar a velocidade. “Mesmo não sendo possível ultrapassar 70 km/h, é uma forma extra de fiscalizar como os motoristas estão dirigindo”, diz. Além de cintos de segurança apropriados, o veículo possui cadeira de rodas própria para crianças portadoras de necessidades especiais.
 O coordenador comenta que a manutenção dos ônibus escolares antigos é bem mais cara, chegando R$ 45 mil todos os anos por transporte, enquanto o custo para os novos não ultrapassa R$ 10 mil. Os dois novos ônibus já estão em operação. Um deles percorre as estradas do Morro Vermelho e outro faz o caminho mais curto nas proximidades da balança fiscal, na saída para Passos.