Avança planejamento de campanha de combate ao fumo

03/06/2011

Em mais um encontro realizado na quarta-feira, 1º de junho, na Câmara, as coordenações da Vigilância Sanitária e Unidades de Saúde da Família da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deram mais um passo no planejamento da campanha municipal de combate ao tabagismo que será lançada no dia 29 de agosto. Participaram do encontro vereadores e representantes de diversos segmentos do poder público e da sociedade que formarão comissões internas para desenvolverem o projeto.
 Duas Unidades de Saúde da Família (Vila Formosa e CAIC) vão atuar como Ambulatório Municipal de Combate ao Tabagismo, fazendo inicialmente trabalho de capacitação com enfermeiros, médicos, psicólogos e farmacêuticos. Depois vai ocorrer o credenciamento das pessoas interessadas em aderir à campanha. Elas participarão de reuniões, a princípio semanais, depois a cada 15 dias e ao final, uma vez por mês até pararem de fumar. Um grupo-piloto de 25 pessoas vai iniciar os trabalhos nos próximos dias.
 De acordo com Lucélia Aparecida Aguiar Cardoso, coordenadora da Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde vai distribuir adesivos de nicotina, goma de mascar e um medicamento, cloridato de bupropirona, combinando intervenções cognitivas com treinamento de habilidades comportamentais, além de fazer o estímulo do paciente ao auto-controle e manejo do uso do cigarro, tornando este indivíduo um agente de mudança do seu próprio comportamento, inclusive, preparando-o para possíveis recaídas.
 Além disso, a campanha deverá ganhar as ruas, escolas, estabelecimentos públicos e comerciais para cumprimento da lei estadual 18.552/2009, que proíbe a prática de tabagismo em recintos fechados. A medida atende a um acordo firmado entre o município e a Promotoria de Justiça local. Hoje o alvará sanitário expedido pela Prefeitura vem com cópia da lei e orientação ao proprietário sobre as penalidades, que inclui notificação e multas.
 Segundo Gilmar Antônio Batista Machado, coordenador das USFs, o tratado internacional de combate ao tabagismo firmado em 1999 prevê diversas ações, entre elas a advertência com imagens nas embalagens de cigarro, a proibição de menores trabalharem em lavouras de fumo, combate ao mercado ilegal (contrabando) de cigarros, elevação dos preços e impostos ao produto e restrição de propaganda. Atualmente cinco milhões de pessoas com idade entre 30 e 40 anos morrem por ano por causa do tabagismo, atingindo 70% dos países em desenvolvimento.
 A próxima reunião do grupo será dia 30 de junho, na Câmara, quando serão apresentadas propostas para a realização da campanha. Antes disso, uma equipe da Secretaria de Saúde fará palestras no presídio local e no hospital psiquiátrico Gedor Silveira.