Prefeitura realiza festa da Congada em Guardinha

03/06/2011

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso e a Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro realizaram nos dias 28 e 29 de maio, a tradicional Festa da Congada e Moçambique no distrito de Guardinha.
 Os festejos começaram no sábado, dia 21, às 19h30 com a missa e levantamento das Bandeiras dos Santos Padroeiros da Congada: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigenia, São Domingos e Santa Izabel. No final de semana seguinte teve início a festa com missa e shows no salão paroquial, animado pela dupla Correto e Corrente e convidados. Nos dois dias de festa houve bingo, leilão de prendas e serviço completo de bar.
 O evento no distrito é centenário e a cada ano atrai um número maior de pessoas. Motivados pela fé e tradição, os ternos de Congo e Moçambique se apresentaram mostrando a força do folclore regional, com o reconhecimento da  comunidade de Guardinha.
 O destaque desse ano foi para o terno de congo mirim “Os Filhos de Santa Efigenia”, original de Guardinha, que segura a atenção dos visitantes, com destaque para o capitão e demais congadeiros que compõe o grupo.
 Segundo Lucas Cândido de Oliveira, responsável pelo departamento de Cultura da Prefeitura, “o terno mirim é o verdadeiro exemplo de hereditariedade de nosso folclore, os pequenos congadeiros passam a mensagem de esperança para todos que privilegiam a Congada, haja vista que teremos fiéis precursores dessa manifestação folclórica”.
 Os desfiles tiveram a apresentação dos seguintes ternos de congo e moçambique: Os Filhos de Santa Efigenia (Guardinha); Nossa Senhora Aparecida (Santo Antonio da Alegria); União; Anjos de São Benedito; Santos Dumont, Xambá, Canários Paraisenses e Sabiá (todos de São Sebastião do Paraíso), União (Jacuí). O encerramento dos festejos foi com uma missa. Os desfiles aconteceram em frente à igreja do Senhor Bom Jesus na praça José Alves de Souza Faleiros.