Prefeitura/Cemig iluminam mais de 30 bairros

03/06/2011

A Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) já iniciou o trabalho de colocação e substituição de postes e luminárias em 58 ruas e avenidas de Paraíso. As obras integram o contrato que foi celebrado no segundo semestre de 2010 entre a Prefeitura e a estatal. O investimento previsto no convênio é de R$ 603.151,04 e o prazo para a execução dos serviços é até agosto deste ano.
 O convênio atende à reivindicações de vereadores e da população que pedem melhorias e ampliações no sistema de iluminação. No total estima-se em 200 postes e  cerca de 500 luminárias que estão em fase de instalação e substituição. Segundo a própria Cemig, nos últimos anos Paraíso foi um dos municípios que mais fez solicitações de orçamento para obras de iluminação.
 Além da expansão da rede também haverá a troca de lâmpadas já existentes que atualmente são de vapor de mercúrio que estão sendo substituídas por outras de sódio. As novas lâmpadas possuem maior longevidade, produzem maior economia e ao mesmo tempo possuem maior luminosidade. Pelo serviço contratado consta a instalação de 172 postes, remoção de dois e substituição de outros seis postes. Também haverá eficientização da iluminação pública com instalação de mais de 400 luminárias.
 O projeto abrange vários pontos espalhados por várias regiões da cidade como por exemplo os bairros Itamaraty, Cidade Nova, São Judas Tadeu, Vila Industrial, Rosentina, Vilda D'alva, Jardim Europa e Vila Conserva entre outras mais de 20 localidades. As ruas 7 de Setembro, Germano Guerra e comendador José Honório no Distrito da Guardinha também estão incluídas no mesmo programa. Além de pontos isolados, as avenidas João Santeiro e Jacinto Ferreira Guimarães localizadas no Projeto Somma foram totalmente iluminadas.
 Segundo o prefeito Mauro Zanin o atendimento desta reivindicação é fruto de um esforço conjunto entre a Câmara, a Prefeitura e a Cemig. “Por muito tempo a cidade cresceu de forma desordenada e muitos bairros surgiram sem a devida infra-estrutura de água, luz e esgoto e a Prefeitura ficava responsável para suprir estas necessidades. Hoje nós mudamos esta realidade e os novos loteamentos somente são aprovados e autorizados quando já preveem esta gama de serviços. Com este programa queremos atender aquelas áreas que ficaram deficitárias e o­nde as famílias moram em locais sem energia, impossibilitadas de ligar um aparelho de TV, uma geladeira e outros eletrodomésticos, agora elas terão este benefício e a comunidade ganha em qualidade de vida”, comenta.
 Para o biênio 2011/2012 a parceria entre a Prefeitura e a Cemig prevê ainda investimentos de mais R$ 1,5 milhão para a execução de obras estruturantes. A iniciativa prevê a substituição da rede alimentadora da estatal visando otimizar o sistema de distribuição de energia, melhorando a distribuição de carga em toda a cidade em especial para os parques industriais, comércio e das unidades que demandam maior carga de  energia.
 Ainda em 2010 a Prefeitura e Cemig assinaram convênio para um projeto de arborização urbana, o­nde a estatal orienta funcionários públicos sobre tipo, plantio, ordenação e poda de árvores. Através do programa Clarear são ofertados projetos para iluminação de prédios e espaços públicos. A proposta contempla novas ligações de consumidores residenciais urbanos, de pequeno e médio porte, com carga de até 50 kW. O único custo para o consumidor é a instalação do padrão de entrada em sua residência. As solicitações podem ser feitas pelas prefeituras ou, pelo consumidor, nas agências de atendimento da Cemig.