Medalhista olímpico deixa incentivo em Paraíso

31/05/2011

O ex-atleta brasileiro de natação, Gustavo Borges, ganhador da medalha de prata nos 100 metros de livre estilo nas Olímpiadas de 1992 em Barcelona e nos 200 livre em Atlanta 96, esteve no começo da noite de segunda-feira, 30 de maio, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, conhecendo as instalações do ginásio e deixando palavras de incentivo aos jovens atletas das seleções de base que treinam no local.
Cerca de 40 atletas das seleções masculinas sub-16 e sub-19, além das respectivas comissões técnicas, escutaram atentamente os conselhos de Gustavo sobre dedicação, esforço, intensidade e renúncia, predicados de todo atleta de ponta. O nadador também falou um pouco sobre suas conquistas e desafios, deixando uma mensagem positiva e motivadora aos jovens em suas próximas competições.
O nadador, que foi recepcionado por outro campeão olímpico, Rúben Magnano, chegou a tentar alguns arremessos e deu uma enterrada para compensar os erros da linha do garrafão, dizendo gostar e jogar o basquete: "Fico feliz com um projeto como este que busca o desenvolvimento e o crescimento do basquete brasileiro, que já foi referência mundial. Tenho certeza que as conquistas virão, pois aqui se trabalha muito duro", afirmou Gustavo Borges, se mostrando encantado com as instalações da Arena: "A quadra é muito macia, no meu tempo não tínhamos esta qualidade."
O ténico da seleção sub-19, José Neto, agradeceu a visita de Borges, afirmando que era mais uma sementinha plantada em prol do basquete e do esporte nacional. Borges  participou de quatro Jogos Olímpicos (1992 a 2004), conquistando um total de quatro medalhas. Foi ainda campeão da NCAA divisão I.  É  considerado um dos principais atletas da história da natação brasileira e foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas. É o atleta com o maior número total de medalhas em Jogos Pan-americanos, com 19. É também o segundo atleta brasileiro com maior número de medalhas de ouro em Pans, oito, logo atrás de Hugo Hoyama. Em piscina curta (25m), Gustavo Borges foi recordista mundial dos 100 metros livres entre 1993 e 1994, e do revezamento 4 x 100 metros livres entre 1993 e 2000.