Praças ganham academia ao ar livre

25/05/2011

Através de recursos do Estado, Paraíso conta com mais uma opção de lazer

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na sexta-feira (27) três academias ao ar livre, sendo uma no Centro de Lazer do bairro San Genaro, uma na praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha) e outra na praça de Esportes Monsenhor Mancini – Campão/Vila Santa Maria. A ação faz parte do programa Minas Olímpica Saúde na Praça, agora integrado ao Cidade Viva, que tem como objetivo promover a saúde e qualidade de vida.
 Uma emenda parlamentar do deputado Antônio Carlos Arantes destinou R$ 60 mil para as academias paraisenses, com contrapartida do município de R$ 14 mil. O recurso era para a aquisição de quatro academias, mas graças a um bom processo de compras o recurso foi otimizado e foram adquiridas cinco. Coube à Prefeitura realizar a instalação, o processo de licitação e a compra dos aparelhos. Segundo o parlamentar o programa visa proporcionar melhorias na saúde da população e valorizar locais públicos, usados de maneira adequada aos cidadãos.
 As unidades de Paraíso têm 10 aparelhos cada uma, sendo composta por peitoral duplo, along flex, roda de ombros, eliptico mecânico, remador, twist lateral, leg press duplo, simulador de caminhada e esqui individual. “Cabe ressaltar que as academias são equipamentos profissionais e destinados ao uso de pessoas acima dos 16 anos de idade, não sendo destinadas a uso para lazer de crianças menores, o que é até perigoso”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bícego.
 Segundo ele, estas academias proporcionam um acesso democrático à atividade física em aparelhos de ginástica modernos e adaptados para funcionarem ao ar livre, com a mesma eficiência de aparelhos profissionais.  “Praças públicas, antes abandonadas, podem ser revitalizadas com a movimentação gerada pela academia”, explica Mariana Nascimento, educadora física. Duas novas academias, uma no bairro São Judas Tadeu e outra no distrito de Guardinha devem ser implantadas em breve.
 Enquanto os estagiários para orientar os usuários ainda estão sendo contratados, Mariana e mais duas colegas devem se revezar. “Também haverá um painel que mostra como se exercitar corretamente”, promete a educadora. A partir dos 16 anos, já é possível utilizar os equipamentos e não há restrição na terceira idade. Diferente das particulares, a academia ao ar livre não causa hipertrofia, pois trabalha somente com o peso do próprio corpo.
 Os aparelhos são resistentes e foram projetados justamente para céu aberto. No entanto, como não há reposição de peças, a população deve se conscientizar sobre a preservação da academia. “Quem cuida, sempre tem”, completa Mariana.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI.

Quadra  —  Outro espaço que a população passará a contar novamente é a quadra poliesportiva da praça dos Ferroviários, em frente ao novo prédio da escola estadual Paula Frassinetti, totalmente revitalizada, com novas grades e equipamentos esportivos, pintura e iluminação. A quadra foi reaberta na quinta-feira, 26 de maio, e além da frequência do público em geral, também terá projetos de iniciação esportiva desenvolvidos pela secretaria de esporte e lazer.
 Sobre estas conquistas, o prefeito Mauro Zanin afirmou que, em estudo recente das Organizações das Nações Unidas (ONU), foi constatado que, para cada dólar investido em esporte, resulta na economia de 3,5 dólares na saúde, “então é muito bom revitalizar estes espaços públicos com equipamentos e programas que unem o esporte à saúde. Agradeço ao deputado Antônio Carlos a parceria e espero que a população possa fazer bom uso destes espaços”.