Paraíso inaugura unidade do Senai

25/05/2011

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), inaugurou na sexta-feira, 27 de maio, uma unidade da escola profissionalizante em São Sebastião do Paraíso. O prédio, reformado e ampliado pela Prefeitura, está localizado na antiga Escola Profissionalizante São José – ao lado da avenida Zezé Amaral. Os investimentos são da ordem de R$ 661.347,78.
 O galpão externo mede 523 m² e conta com esquadrias metálicas, refeitório e banheiros. O interno, que já existia, mas foi reformado, mede 600 m² e encontra-se totalmente subdividido entre salas de aula, de informática, biblioteca, administração e sanitários, com capacidade total para 400 alunos. É a primeira unidade do Senai na região.
 O contrato para o início das obras de construção do Senai em Paraíso foi assinado em 17 de junho de 2009. Os trabalhos tiveram início no mês seguinte. Os cursos iniciais a serem oferecidos são: Processos Administrativos, Manutenção Mecânica Industrial e Manutenção Elétrica Industrial. Posteriormente, serão oferecidos cursos de tornearia mecânica, pedreiro e eletricista. Outros serão implantados de acordo com a necessidade do município, principalmente visando o setor de móveis, calçados e curtumes.
 “É um grande salto para a nossa comunidade local, porque temos que olhar também para a formação profissionalizante e não só para aquela de nível superior”, afirmou o prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin. “É uma ação que está acontecendo pelo esforço de todos e a comunidade poderá fazer uso para aprender, se reciclar e, com isso, buscar melhores ocupações no mercado de trabalho”, salientou.
 A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior e do presidente da Regional Sul, Ari Novaes. A unidade do Senai em Paraíso leva o nome de seu patrono, “monsenhor Jerônimo Madureira Mancini” que, em vida, fundou a Escola Profissionalizante São José no município, além de realizar outras ações voltadas para a ação social. O pároco atuou em Paraíso de 1939 a 1980, quando faleceu no dia 30 de abril.

HISTÓRICO
 Agosto de 2007 — O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, em companhia do presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços local (Acissp), Aílton Rocha de Sillos, em viagem a Poços de Caldas, visitam a unidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que abriga o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na época eles foram recepcionados pelo presidente da Regional Sul, de Pouso Alegre, Ary Noaves. O propósito da visita foi a possibilidade da Fiemg implantar uma unidade do Senai em Paraíso no início de 2008, com cursos profissionalizantes técnicos de formação básica, adequados às necessidades do município.
 Novembro de 2007 — Durante audiência realizada na sede da Fiemg com o Gestor de Conhecimento e Tecnologia do Senai, Petrônio Machado Zica e com o diretor regional do Senai, Alexandre Magno Leão dos Santos, foi dada a notícia de que uma unidade da escola técnica seria implantada em Paraíso. Presentes na comitiva paraisense o prefeito Mauro Zanin, o vice prefeito Márcio da Silveira, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes e o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos. Pela reunião, a proposta da Fiemg é colocar a implantação do centro de formação profissional para a indústria em Paraíso no orçamento de 2008, garantindo a continuidade do processo de industrialização municipal.
 Março de 2008 — Lei Municipal 3.459 (projeto de lei 3.686), autoriza o poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais (Senai/DRMG). Pela lei, o município disponibiliza o imóvel situado da antiga Escola Profissionalizante São José, com área de 6.033,50m², para a implantação do Senai. Os recursos para a implantação da escola são municipais, avaliados em R$ 660 mil.
 Abril de 2009 — Começam as obras de reforma do prédio atual e ampliação com novos galpões. Finalizada esta parte, o Senai começa a instalação das máquinas e os equipamentos ideias para o aprendizado. A empresa vencedora da licitação foi a Ferreira & Filhos, Construções e Engenharia Ltda., de Guaxupé/MG.
 Maio de 2010 — Inauguração oficial da unidade do Senai em Paraíso, no dia 27, às 10h.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI.