Paraíso planeja campanha contra o fumo

23/05/2011

A Secretaria de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está planejando uma campanha para combater o uso de cigarros nos estabelecimentos públicos e privados, em cumprimento à lei estadual 18.552/2009, que proíbe a prática de tabagismo em recintos fechados. O lançamento oficial deverá acontecer no dia 29 de agosto, quando se comemora o “dia nacional de combate ao fumo”. A medida atende a um acordo firmado entre o município e a Promotoria de Justiça local.
 Na quinta-feira, 19 de maio, uma reunião nas dependências da Câmara Municipal reuniu representantes da Prefeitura, vereadores, médicos, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entidades assistenciais, todos convocados para se engajarem no planejamento e realização da campanha, focada para todos os públicos.
 Os trabalhos serão realizados em quatro frentes: mobilização social, assistência, comunicação e vigilância. De acordo com o diretor de Saúde, Christian Alves Neto, no ano passado 17% dos óbitos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre pessoas de 50 a 80 teve como principal motivo o fumo. “Este percentual já esteve em 44%”, afirmou. A previsão para 2011 é de que 13% dos falecimentos sejam provocados pelo uso de cigarros.
 A mobilização social da campanha será através de reuniões com os conselhos locais, existentes em cada Unidade de Saúde da Família (USF), parcerias e atividades educativas voltadas para a comunidade. A assistência virá com trabalhos de conscientização e programas de combate ao tabagismo, estendidos também aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
 Na comunicação social a campanha tomará a mídia, entidades religiosas, blitz e pit stops, outdoor em pontos estratégicos da cidade, folders, cartazes, panfletos e adesivos. O trabalho de vigilância virá com a fiscalização e orientação aos estabelecimentos no tocante ao cumprimento da legislação vigente, com possibilidade de notificação e multas para quem não cumprir a lei.
 Uma nova reunião está marcada para o dia 1º de junho, às 8h30, na Câmara, quando serão apresentadas sugestões para a realização da campanha, formação de comissões e início das discussões para a criação e regulamentação de uma lei municipal — hoje a existente está voltada apenas aos funcionários públicos em seu ambiente de trabalho.
 A explanação de todo o trabalho na Promotoria de Justiça será no dia 6 de junho. “Nosso objetivo maior é a prevenção”, afirmou Christian. Segundo ele, hoje o município gasta de R$ 800,00 a mil reais com cada internação por AVC. Entre as propostas, a Secretaria de Saúde deverá implantar um Ambulatório Municipal de Combate ao Tabagismo.