Paraíso recebe a 3ª Expedição Lunar

19/05/2011

Entre os dias 24 e 28 de maio, acontece em Guaxupé e São Sebastião do Paraíso a 3ª Expedição Lunar, projeto da Cia. de Teatro Luna Lunera (Belo Horizonte/MG), com oficinas gratuitas e apresentações do premiado espetáculo “Aqueles Dois”. A Expedição Lunar é uma das ações que tem possibilitado à Cia. Luna Lunera difundir peças de seu repertório e compartilhar seus processos de criação e produção no interior de Minas Gerais. O projeto, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura/MG e com patrocínio da Usiminas, já foi levado a Varginha, Bocaiúva, Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares.

O espetáculo e as oficinas
 O espetáculo “Aqueles Dois” foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). A peça estreou em novembro de 2007, em Belo Horizonte, e vem construindo uma ampla e premiada trajetória desde então.
 Foi contemplado no 13º Prêmio Sesc-Sated/MG nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção e no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator. Aqueles Dois também foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2009 nas categorias de Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação, tendo recebido este último.
 Em São Sebastião do Paraíso, a peça acontece no dia 28 de maio, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan. O ingresso deverá ser trocado por um quilo de alimento não perecível no dia da apresentação na bilheteria do teatro.
 Duas oficinas integram a programação da Expedição Lunar e acontecem simultaneamente nas duas cidades: Ator Criador, nos dias 24, 25 e 26 de maio, e Produção Cultural, no dia 27 de maio em São Sebastião do Paraíso e no dia 28 de maio em Guaxupé. A primeira oficina revela etapas da construção de “Aqueles Dois”, partindo de jogos físicos, espaciais e de ações vocais. Já a segunda aborda temas como produção de peças teatrais, leis de incentivo à cultura, captação de recursos e parcerias.
 Os interessados nas oficinas poderão se inscrever através do site
www.instituto15bis.org.br. Para a oficina Ator Criador, é desejável que o interessado tenha alguma experiência em teatro e tenha mais de 16 anos. Para mais informações: secretaria@instituto14bis.org.br e (35) 3551-669.