Retomado projeto de educação no trânsito

19/05/2011

A Guarda Municipal de São Sebastião do Paraíso retomou as aulas e palestras do projeto “Educando para o Trânsito”. Conforme a chefe de seção de Educação no Trânsito e Estatística, da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Rosa dos Reis Lemes, as atividades foram reiniciadas em 15 de abril e o órgão está aberto para atender novos pedidos de agendamento. “Só neste início de trabalho já atendemos a cerca de 150 pessoas entre crianças e jovens através de aulas, palestras e atividades no Jogotran”, disse.
 O projeto foi desenvolvido pela então Diretoria de Trânsito há cinco anos com o objetivo de realizar ações de prevenção no trânsito. Existem dois tipos de trabalho, sendo um voltado para estudantes das redes pública e particular, além das palestras que abrange escolas e também é desenvolvida nas empresas do município. “Para as crianças a proposta é trabalhar na formação e orientação, mas temos ainda o caráter preventivo que abrange a todos os públicos”, comenta Rosa.
 A chefe da seção de Educação de Trânsito anuncia a retomada dos trabalhos do projeto na escola estadual comendador João Alves de Figueiredo. “São cerca de 40 alunos que estão recebendo as instruções e participando das atividades. Como a faixa etária varia entre crianças de cinco a dez anos os temas também são diversificados. São desenvolvidos temas como as responsabilidades do pedestres, respeito a sinalização, uso da faixa de travessia. “Tem pessoas adultas e não só crianças que não sabem usar a faixa de pedestres”, explica.
 Rosa acrescenta que quando o público é formado por funcionários de empresas os temas podem ser mais abrangentes abordando a situação de pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores, além de abordar assuntos como uso do cinto de segurança, lei seca, funções do agente de trânsito, direção defensiva, fatores causadores de acidentes e prevenção entre outras situações. “Felizmente neste retorno estamos tendo uma boa receptividade e estamos disponíveis as escolas, empresas que quiserem ter este projeto que não tem nenhum custo”, observa. O agendamento deve ser feito na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil com informações podem ser obtidas pelo telefone 3539-1023.
 Além das palestras e aulas instrutivas, nas escolas as crianças estão tendo contato com o Jogotran. Trata-se de um jogo educativo com identidade visual moderna e alegre o­nde as crianças brincam e aprendem regras de trânsito. “Além da escola o­nde temos aulas frequentes, realizamos palestras aos alunos do ProJovem, com cerca de 40 alunos e fizemos premiações aos estudantes com o mini Jogotran que é uma forma de possibilitar que o público possa se divertir e educar”, acrescenta Rosa.
 Ela ressalta que na nova estrutura do projeto foram feitas algumas modificações na estrutura. “Antes a quantidade de aulas eram maiores, agora reduzimos, mas estamos conseguindo repassar todo o conteúdo em menor tempo”, acrescenta Rosa. No ano passado a Secretaria de Trânsito foi homenageada e recebeu o prêmio de excelência em gestão de trânsito. O evento realizado em Três Corações destacou o trabalho de 40 gestores de trânsito do País.