Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Casos de dengue caem 53% no município

17/05/2011

Notificações aumentam, mas isso é sinal de alerta, diz Saúde

 Em comparação com o mesmo período do ano passado, de janeiro a 16 de maio, os casos de dengue em São Sebastião do Paraíso caíram pela metade, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde e Ação Social através do departamento de Vigilância em Saúde. Em 2010 foram confirmados 41 pacientes com a doença, contra apenas 19 neste ano.
 Já o número de notificações passou de 76 para 132, o que representa um aumento de cerca de 73%. Para Gustavo Bernardino, coordenador da Zoonoses, as ocorrências frequentes mostram que a sociedade tem procurado assistência hospitalar ao invés de se automedicarem. “Com mais campanhas, as pessoas começam a se conscientizar sobre importância da verificação de um profissional da saúde”.
 Desde o início do ano, 89 suspeitas receberam diagnóstico negativo, enquanto 24 ainda aguardam o resultado do exame. “Esse resultado reflete as ações desenvolvidas em toda a cidade que surgiram a partir da criação de um comitê exclusivo para combate a dengue”, diz o coordenador.
 No último final de semana, um mutirão de combate a dengue nos bairros Vila Mariana, Paraíso do Bosque, Vila Santa Rosa do Carmo e Rosentina Figueiredo precisou de sete caminhões para retirar todo o entulho que acaba se tornando foco do mosquito Aedys Aegypti. Quase duas cargas foram apenas de pneus velhos, geralmente deixados em locais abertos e, por isso, acabam acumulando água das chuvas.
 Com o apoio da Associação dos Coletadores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp), Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil – e dessa vez até as crianças do Bombeiro Mirim, este já é o quinto movimento do tipo realizado em 2011. No próximo sábado (21), o mutirão de limpeza acontece em cinco bairros da cidade: Braz, Vila Alza, Jardim Canaã, Centro e Vila Radaeli. A expectativa é atingir cerca de 3.000 imóveis em 119 quarteirões. O distrito de Guardinha não fica de fora e deve receber o mutirão no primeiro sábado de junho.