Notícias | + Listar todas
Educação de Paraíso é destaque em revista
11/05/2011
Matéria fala sobre ações que transformam a educação infantil do município em modelo
Foi publicada na edição 20 da revista Escola Pública uma matéria especial, escrita pela jornalista Ana Paula Severiano, sobre a educação infantil de São Sebastião do Paraíso. O reconhecimento aconteceu depois que o Ministério da Educação (MEC) avaliou um projeto em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Educação há 10 anos.
Intitulado “Primeira infância em foco”, o texto começa citando o conjunto de ações criado pela gestão desde 2001: plano de carreira para professores, aulas de culinária, parceria com a universidade pública, biblioteca especializada em literatura infantil, prédios reformados e adaptados para crianças especiais. Um dos primeiros passos foi a reformulação de funcionários contratados para os centros especializados em educação infantil, antes conhecidos como creches.
Maria Luiza Coelho de Pádua, secretaria de Educação de São Sebastião do Paraíso, conta que agora colhe os frutos de um trabalho sério, idealizado por toda a equipe durante tanto tempo. “Nosso projeto não foi apenas apresentado, mas também avaliado em cenário nacional. Isso nos torna referência em educação infantil”. Para ela, é importante que a população paraisense conheça o nível de formação integral oferecido na rede municipal.
A matéria também traz dados sobre o aumento de crianças matriculadas nos últimos anos. Em 2000, eram apenas 270 alunos de educação infantil contra 1.170 até o ano passado. A secretaria revela que hoje faltam vagas por causa da alta qualidade de ensino. Uma das práticas bem sucedidas foi o investimento em recursos humanos no município, que não só criou um plano de carreira e remuneração, como também apoiou o ensino superior dos professores. Outras formas de incentivo, como o Prêmio Professor Aprendiz que reconhece as melhores experiências pedagógicas, também foram citadas.
Atualmente, os centros infantis estão sendo reformados para se tornarem acessíveis à crianças com necessidades especiais. Maria Luiza firmou parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto para planejar a estrutura física das unidades e formular um plano pedagógico. “É através da educação oferecida nos primeiros períodos da vida que vamos conseguir transformar nossa sociedade”.
Sobre a Escola Pública — Lançada em setembro de 2007, a revista é uma publicação voltada aos gestores de redes públicas de ensino. Seu principal objetivo é ajudá-los a suprir a carência de informações e de referências na implantação de políticas que possibilitem o acesso universal à educação pública e garantam a melhoria de sua qualidade.
Para cumprir esse objetivo, a revista traz matérias sobre as questões mais candentes do setor, entrevistas com especialistas, matérias sobre boas práticas existentes em diversas redes e escolas brasileiras, dicas e reportagens de serviço para auxiliar na gestão, indicações de livros e sites, notícias sobre indicadores, avaliações e programas governamentais, além da palavra dos próprios gestores sobre a educação pública.