Notícias | + Listar todas
Saúde oferece curso contra doenças infecciosas
03/05/2011
Profissionais de Beleza devem aprender como cuidar de seus equipamentos
Na próxima segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde e Ação Social, através do Ambulatório de Infectologia e da Vigilância Sanitária, realizará o II Encontro de Orientações para Profissionais de Beleza, no Teatro Municipal de São Sebastião do Paraíso. O objetivo é ensinar como prevenir e cuidar de equipamentos que podem transmitir doenças infecciosas.
Totalmente gratuito, o treinamento é direcionado para profissionais que cuidam da beleza, como manicures, podólogos, barbeiros, cabeleireiros, tatuadores e depiladores. Se não forem bem cuidadas, as ferramentas de trabalho (alicates, ceras, lixas, e outros) utilizadas nos estabelecimentos podem contaminar não só os clientes, mas também o profissional.
“A falta de esterilização e descuido dos equipamentos é um risco grave à saúde, mas não é difícil resolver se houver orientação”, diz Patrícia Bícego, coordenadora do Ambulatório de Infectologia. Ela ainda revela que é preocupante o aumento de casos confirmados de HIV, HPV e Hepatite. Em três anos, já foram diagnosticados 104 pacientes com Hepatite C e 19 com Hepatite B.
Os interessados podem se inscrever até 6 de maio enviando um e-mail para infectologia@ssparaiso.mg.gov.br com os dados do estabelecimento e nome dos funcionários participantes, diretamente no Ambulatório de Infectologia, localizado rua Placidino Brigagão, 1230, Centro ou ainda pelo telefone 3539 1055.
O primeiro encontro foi realizado em 2007 e contou com cerca de 100 participantes. Depois das palestras educativas, os profissionais foram vacinados contra o vírus da Hepatite B.