Dia Mundial do Tai Chuan atrai paraisenes

03/05/2011

Professor acredita que a arte marcial ficou mais conhecida

Na manhã do último sábado (30), São Sebastião do Paraíso celebrou o Dia Mundial do Tai Chi Chuan, na Praça Comendador José Honório. O objetivo foi apresentar a arte marcial para a população paraisense e incentivar a prática regular. Realizado pelo professor Márcio Zaqueu, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
Para começar o dia com bastante energia, foi servido um café da manhã especial com direito à chá chinês. Em seguida, crianças e adolescentes da Associação Shao Lin do Norte realizaram diversas apresentações não só de Tai Chi Chuan, mas também de Kung Fu. Os presentes também receberam aulas de Tai Chi, oferecidas pelo Mestre Chen Chin Yao e pelo diretor geral de estilos internos da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), Mestre Paulo Hiroshi.
Este é o segundo ano consecutivo em que a data é lembrada na cidade, que de acordo com o site Wikipedia, é a única de Minas Gerais que realiza a comemoração. Para o Prefeito Mauro Zanin, a iniciativa deve sempre ser apoiada em Paraíso por trazer benefícios para a população. “Não há dúvida de que parcerias como essa, entre a Prefeitura e o projeto Tai Chi Chuan, melhoram a qualidade de vida do cidadão paraisense”, diz.
Zaqueu não esconde o otimismo sobre o resultado da comemoração. “Acho que pessoas conheceram mais o Tai Chi Chuan por causa do Dia Mundial”. Ele ainda conta que as aulas oferecidas pelas Unidades de Saúde da Família tornam a arte marcial mais conhecida no município. “Sem a Prefeitura Municipal, não teríamos condições de realizar o evento com essa proporção”, comenta.

Sobre o Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem Chinesa, também reconhecida por ser uma forma de meditação em movimento. A partir dos cinco anos de idade, já é possível acompanhar os exercícios do Tai Chi. Estudos revelam essa arte é como fonte de energia interior, que se concentra em uma região do corpo nomeada pelos chines de Dation Médio.
Confira os horários em que o Tai Chi Chuan é realizado através das Unidades de Saúde da Família (USFs), oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde e Ação Social:

Todas as segundas e quartas-feiras:

7h – USF Casa da Cultura
7h – USF Verona
8h – USF Praça Santo Antônio
8h – USF San Genaro
9h – USF CAIC 1, 2 e 3
9h – USF Alvorada
10h – APAE
15h – APAE

Todas as terças e quintas-feiras:

7h – USF São Judas