Termópolis realiza projeto Germinação

02/05/2011

No dia 9 de abril de 2011 aconteceu na comunidade de Termópolis um grande mutirão em prol do meio ambiente. O evento foi promovido pela escola municipal de Termópolis em parceria com a Estância Balneária. Juntos eles desenvolveram o projeto Germinação que consiste na recuperação da margem do ribeirão Águas Quentes num trecho ameaçado pelo assoreamento.
 O lema do projeto é: “Nós somos plantadores das sementes do amanhã” e tem como principal objetivo a formação da consciência cidadã de que cada um de nós é responsável por  preservar e cuidar do meio ambiente.
 O projeto teve início ano passado. Neste período os alunos aprenderam a coletar e plantar sementes de árvores nativas para a formação de mudas. O vereador Henrique Matheus, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, foi o primeiro a aderir ao projeto doando 300 mudas formadas por ele próprio em seu sítio. Em seguida o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o departamento municipal de Agricultura doaram mais duas mil mudas.
 A Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), representada pelo engenheiro agrônomo Sálvio Antunes, também acompanha o projeto desde o início dando suporte técnico. O terreno reservado ao plantio das mudas foi preparado pela comunidade escolar com antecedência e no sábado, 9 de abril, as mudas foram plantadas.
 Foi uma manhã produtiva que contou também com a presença do deputado estadual Antonio Carlos Arantes; o vice-prefeito Márcio da Silveira; a secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua; o presidente da Câmara Municipal, Antonio César Picirilo; os vereadores Henrique Matheus e José Luiz Corrêa; representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano; diretor da TV Paraíso, Alessandro Morandini e toda a sua equipe de reportagem; o proprietário da Estância Balneária Termópolis, Celson Teixeira Mendes; o gerente geral da Estância, Paulo Henrique do Nascimento, além de dezenas de pais de alunos e membros da comunidade.
 Ao longo do dia foram servidos café da manhã e um almoço preparado pelas merendeiras da escola e pais voluntários, tudo no melhor estilo de mutirão, tão comum na zona rural. Para este dia foram confeccionadas 300 camisetas doadas por empresas parceiras e distribuídas para todos os participantes.
 A ideia agora é continuar cuidando da área plantada e expandi-la para, a médio prazo, transformar a paisagem local. Apoiam o projeto a Prefeitura e Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação, departamento de Agricultura, IEF, Emater, Associação Comercial, TV Paraíso, Cooperativa Agropecuária Paraisense, Paróquia de Nossa Senhora de Sion, Ademir Almeida (artista plástico), Cardiesel, Transtoca, Loja de Um Tudo, Mandiocas Matheus, Água Mineral Termópolis, Casa das Tintas, Supermercado Dadá, Grãos Ipê, Minas Grill, Lílian Almeida Freitas (tabeliã), Placar Auto Posto e Placar Estacionamento, Sival Supermercado, Serralheria do José Magno, Companhia de Reis de Termópolis, Associação de Moradores dos Bairros Rurais de Termópolis e da Queimada Velha, Bar Papo e Prosa e Bar da Vera e da Neném.
 A diretora da escola municipal Termópolis, Regina Celia Nunes e toda a sua equipe agradecem a todos que uniram forças para tornar o Projeto Germinação um exemplo a ser seguido, de modo especial aos pais de alunos pela confiança e à Estância Balneária Termópolis, que hoje acolhe a escola e é  parceira em todos os momentos.