Blitz alerta motoristas sobre a dengue

28/04/2011

Na última quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde e Ação Social, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, promoveu uma blitz educativa na avenida Monsenhor Mancini, das 12h30 às 13h30, em frente à Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso. O objetivo foi conscientizar os motoristas sobre a importância do combate à dengue em casa.
 Cerca de 300 panfletos que ensinam como evitar proliferação do mosquito Aedys Aegypti foram distribuídos para quem passava no local. Através de cinco passos que ilustram o procedimento de prevenção, é possível garantir que o inseto não encontre lugar para depositar focos em residências. O cidadão também pode aprender como fazer um repente caseiro contra a dengue.
 Gustavo Bernardino, coordenador da Zoonoses, explica que ações como essa fazem toda diferença. “A maioria das pessoas acaba lendo o panfleto e guardando aquela informação”. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram presentes para ajudar a organizar o trânsito e entregar informativos com dicas sobre segurança.
 Um dos motoristas que passava pela avenida parabenizou a ação, pois recentemente sua mãe morreu por causa da dengue.

Novos dados  —  Nesta semana, mais dois casos de dengue já foram confirmados em Paraíso. Um dos pacientes foi contaminado no próprio município, na zona rural, e o outro é considerado um caso importado, mas reside no bairro São José. Nos últimos sete dias, a Vigilância Sanitária recebeu apenas duas notificações, o que significa uma diminuição significativa de novas suspeitas da doença. Outros oito casos já foram descartados, enquanto 29 ainda esperam o resultado do exame.