Paraíso comemora Dia Mundial do Tai Chi Chuan

26/04/2011

Cidade é a única de Minas Gerais que celebra a data, diz site

No próximo sábado (30), São Sebastião do Paraíso comemora o Dia Mundial do Tai Chi Chuan a partir das 7h30, na Praça da Fonte. O objetivo é incentivar a população a praticar a arte marcial, conhecida pelos movimentos leves, e principalmente apresentá-la para quem ainda não conhece. Com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento é organizado pelo professor Márcio Zaqueu.
 “Nossa cidade é uma das poucas em todo país que celebra esse dia”, afirma Zaqueu. Segundo o site Wikipedia, no Estado de Minas Gerais, somente Paraíso participa da comemoração. Para o evento, estão programadas diversas atividades, como um café da manhã com chá chinês, música ao vivo, aula e demonstração de Tai Chi Chuan. Outra atração é a presença do Mestre Paulo Hiroshi, diretor geral de estilos internos da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) e também do Mestre Chen Chin Yao.
 O Tai Chi Chuan faz parte do projeto Cidade Viva e é oferecido gratuitamente há sete anos pela Secretaria de Saúde e Ação Social em algumas das Unidades de Saúde da Família (USFs). Quando a USF não possui espaço suficiente, as aulas acontecem em praças públicas próximas ao local.
 De acordo com o professor, atualmente cerca de 500 pessoas de diversos bairros de Paraíso participam do programa.“Ainda há muito machismo, pois muita gente acha que o Tai Chi é somente para mulheres. Isso é puro preconceito”, lamenta Zaqueu. Desde os cinco anos de idade já é possível praticar a arte marcial, também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. Ele explica que a prática regular do Tai Chi Chuan traz, entre outros benefícios, a melhora de autoestima, relaxamento do corpo e mente, aumento de energia, e até retarda o envelhecimento físico.

Lei municipal  —  São Sebastião do Paraíso conta com a lei municipal nº 3650, de 17/05/2010, que oficializa a comemoração do Dia Mundial do Tai Chi Chuan sempre no último sábado de abril. Desde então, a data passou a ser incluída no calendário de eventos do município. Este é o segundo ano em que a celebração acontece na cidade.