Pacto pela Saúde em Paraíso recebe destaque

26/04/2011

Matéria realizada pelo canal Minas Saúde deve ser transmitida em 3600 pontos

Na última semana, o Canal Minas Saúde de Televisão esteve em São Sebastião do Paraíso para fazer uma matéria especial sobre as estratégias e resultados do Pacto pela Saúde. Entre as ações aplicadas, algumas receberam destaque, como o acompanhamento de gestantes pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), o êxito nos exames de Papanicolau, a vacinação da Tetravalente e outras práticas que melhoram a qualidade de vida do cidadão.
 Uma das metas pactuadas era realizar o exame de Papanicolau em 25% das mulheres de idade entre 25 e 59 anos do município. Paraíso conseguiu atingir 30% através de mutirões em horários alternativos e, nesses movimentos, o agendamento de consultas por agentes comunitários. Também foi mostrado o Fichário Rotativo, criado pelas próprias USFs locais e que funciona como controle das pacientes em idade fértil.
 A matéria também revela as melhorias que atividades em grupo, como o Tai Chi Chuan e Vida Ativa, trazem para a população. Outro destaque é vacinação da Tetravalente, inicialmente com meta pactuada em 95% e alcançada em 99%. As gestantes paraisenses ganharam destaque por receber um pré-natal diferenciado, com acompanhamento  próximo e grupos de apoio com palestras realizadas através de parceria entre USF e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
 Essa já é a segunda vez que o Canal Minas Saúde faz uma matéria envolvendo Paraíso. A primeira foi sobre a importância da participação de gestores na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O Canal é uma rede estratégica da Secretaria do Estado de Minas Gerais que envolve televisão, rádio, internet e educação a distância. Além de transmitir em mais de 3.600 pontos de recepção, entre Unidades Básicas de Saúde, secretarias, hospitais e outras instituições, o Minas Saúde também utiliza as filmagens em cursos educativos.
 Marcos Rogério, secretário municipal de Saúde, revela que Paraíso foi escolhido por indicação do Colegiado dos Secretários Municipais de Minas Gerais (Cosems) e pela Secretaria Estadual de Saúde. “Isso mostra que a cidade é referência na forma como administra o Pacto pela Saúde”. Atualmente, se tornou comum outros municípios visitarem Paraíso para conhecer as práticas de gestão.
 A partir dessa terça-feira, 26, Marcos deve participar da II Oficina do Pacto pela Saúde, em Capitólio, para discutir sobre as ações e estratégias que cada gestor tem realizado em seu município. De acordo com o secretário, práticas como essa tem mantido a Gerência Regional de Passos, da qual Paraíso faz parte, em primeiro lugar no ranking de metas já atingidas. Além da troca de experiências, as cidades devem firmar o Pacto pela Saúde deste ano, normalmente concluído no mês de abril.