1º Encontro de Educadores “Nenhum a Menos”

25/04/2011

Tendo como foco a leitura em todos os conteúdos, dificuldade detectada nas avaliações internas e externas, a Escola Municipal Ibrantina Amaral (bairro Verona), de São Sebastião do Paraíso, realizou no dia 8 de abril o 1º Encontro de Educadores “Nenhum a Menos”. O palestrante, renomado professor e coordenador da Rede Objetiva de Língua Portuguesa, Júlio Cesar Michelato, trouxe a prática inovadora de leitura e literatura em todos as disciplinas.
 O encontro somou presenças e apoio da Secretaria Municipal de Educação, escolas das redes municipal, estadual e algumas da rede privada. “Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos, levando o aluno a estabelecer as relações intertextuais, que saiba que vários sentidos possa ser atribuídos a um texto, que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos”, afirma o professor Júlio Cesar.
 O objetivo da escola é formar leitores competentes, sendo este o motivo desta parceria na realização deste encontro. Em sua palestra fica claro que o ensino das estratégias de leitura faz com que o aluno utilize seu conhecimento na realização de inferências, comparar e analisar diferentes hipóteses sobre um mesmo tema.
 O evento favoreceu o ensinamento de que ler com competência significa ser capaz de incorporar o que os textos dizem para poder transformar o que já sabemos. A gestão comprometida e participação de toda equipe da unidade de ensino, procurando sanar as dificuldades apresentadas, exercem com responsabilidade seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade.