Prefeitura incentiva empreendedorismo

18/04/2011

Uma solenidade realizada no salão de eventos da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) marcou o encerramento de um projeto incentivador do empreendedorismo realizado no município. Professores da rede municipal e estadual participaram do evento e ao final realizaram oficinas com lançamento de ideias e produtos que podem ser trabalhados nas escolas como fonte de geração de emprego e renda. O prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin e o superintendente da Acissp, James Warley Pereira Ribeiro, participaram das atividades finais do curso.
 Conforme a assessora educacional da Acissp, Terezinha Pessoni, a ideia de realizar este curso foi uma iniciativa do presidente da Associação Comercial, Ailton Rocha de Sillos. “Assumi a coordenação do projeto piloto e convidamos as escolas do município a participarem conosco”, descreve. O projeto teve a participação de 30 professoras que durante quatro dias tiveram aulas e desenvolveram ações sobre a cultura empreendedora que culminou com a realização de um workshop.
 Durante os trabalhos foram montados cinco grupos que tiveram como missão montar em tempo recorde inferior a 24 horas, lançar produtos que pudessem contribuir para a geração de emprego e renda. “Foi um grande desafio, criar a ideia, correr atrás dos produtos e montar o estande de vendas”, disse a entusiasmada professora Cristiane Silva, da Escola Municipal Napoleão Volpe.
 Para a diretora da Escola Municipal Campos do Amaral, Elainy Cristina dos Santos Lisboa, “o investimento no empreendedorismo é uma grande oportunidade para descoberta de talentos e oportunidades”. A possibilidade de quebra de paradigmas e o vivenciar novas experiências também são situações destacadas pela diretora da E. M. Termópolis, Regina Célia Nunes. “Não existe formação no mercado e o empreender no seu próprio negócio é o primeiro passo para a realização dos sonhos, de se tornar independente e ser alguém na vida tendo o seu próprio negócio”, define.
 Os cinco grupos criados apresentaram trabalhos sobre o lançamento de produtos, como fábrica de sorvetes, locadora de CD, revenda de roupas e acessórios, loja de artesanato e comércio de produtos como frutas, verduras e chás. “Vocês tem aqui um verdadeiro paraíso de professores que são educadores e empreendedores”, definiu a  consultora do Sebrae, Sheila Pompéia Couto. Ela destacou que os participantes do curso deram um show de apresentação. “O que foi feito demonstra que a realidade não é distante, enquanto educadores vocês tem grande responsabilidade em plantar a semente do futuro”, comentou.
 O prefeito Mauro Zanin que participou do workshop e encerramento do curso ressaltou a importância da cultura empreendedora. “Construir é o desafio de qualquer sociedade e o que foi demonstrado aqui revela o quanto as pessoas são capazes de se organizarem de trabalhar coletivamente e até mesmo lidar e superar as limitações”, definiu. Ele destacou que através do projeto Professor Aprendiz os professores da rede municipal já desenvolvem tarefas semelhantes e que a filosofia do empreendedorismo já está presente nas escolas da Prefeitura. “Precisamos incentivar mais, criar novos espaços, pois este é um setor que além de gerar emprego e renda é uma ferramenta que transforma sonhos em realidade”, definiu.
 Para o superintendente da Acissp, James Warley Pereira Ribeiro, a parceria entre as instituições envolvendo o Sebrae, a Prefeitura e Associação Comercial é muito bem vinda. “É um somatório de esforço e isso vem de encontro com os princípios  do empreendedorismo que é pautado no planejamento, no marketing pessoal, nas descoberta de novas ações e no fazer diferente”, relata. Ele disse que este projeto é uma quebra de paradigma que trazer mais novidades para as escolas e que também pode ser desenvolvido com outros públicos.