Notícias | + Listar todas
Seleções de Handebol se apresentam em Paraíso
15/04/2011
Devido ao grande destaque da Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso como Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que tem dado visibilidade e lançado o ginásio no cenário esportivo de maneira expressiva, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHd) resolveu vir ao interior conhecer esse espaço.
Com isso, mais uma vez a Arena entra na rota do “Sonho Olímpico Brasileiro”, pois no final da semana passado, a Seleção Olímpica de Handebol masculino anunciou São Sebastião do Paraíso como centro de treinamento e preparação na segunda fase de treinos para as importantes competições do ano. E devido ao estreitamento nessa relação, na quarta-feira foi a vez da Seleção Juvenil de Handebol masculino, anunciar que também estará indo à Paraíso.
A cidade de 65 mil habitantes que já recebe desde 2010 todas as categorias de base das seleções brasileiras de basquete, passa a receber as seleções brasileiras de handebol, começando com o pé direito, já que, a primeira seleção a vir será a seleção Olímpica.
As equipes se apresentam em Paraíso neste domingo, 17 de abril, iniciando suas atividades na segunda-feira de manhã na Arena Olímpica. E devido à preparação para competições diferentes, cada seleção segue uma rotina de treinos.
O secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Paraíso, Mariano Bícego, coordenou toda a negociação com a Confederação Brasileira de Handebol e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (SEEJ) e da Federação Mineira da modalidade, mais uma vez repetindo a parceria que já trouxe para Minas Gerais a preparação da Seleção de Desenvolvimento de Basquete Masculino, inovador projeto da CBB.
Desta maneira, município e Estado desenvolvem importante ação para o esporte de Minas Gerais, já que, a exemplo do que acontece com o basquete, técnicos, atletas e professores da cidade e da região terão oportunidade de aprenderem com a comissão técnica da seleção de handebol, desde a preparação até o treinamento tático.
Outro aspecto importante que a seleção traz à cidade é a geração de emprego e renda, já que nas duas semanas aproximadamente 50 integrantes das seleções estarão no município, injetando recursos da CBHb e da SEEJ nos serviços de hospedagem e alimentação das delegações em São Sebastião do Paraíso. Sem contar que a presença dos atletas será pauta em várias mídias e veículos de imprensa.
“O esporte passou a ser um evento extremamente positivo para o município, atrai recursos e mídia, gera bons exemplos e lazer para a população, além de proporcionar e multiplicar os efeitos positivos da prática esportiva para a saúde e a educação dos jovens”, afirmou Mariano Bícego.
Seleção Olímpica — Com apresentação prevista para as 17h deste domingo, 17 de abril, no Hotel Serra Verde, a Seleção Olímpica traz como técnico o espanhol Javier Garcia Cuesta, e atletas já conhecidos como Alexandro Pozzer, Jaqson Kojorosi e Bruno Souza, que já foi eleito um dos melhores do mundo.
A rotina de treinos diários na Arena será de períodos, um de manhã e outro à tarde, até o dia 30 de abril quando os atletas são dispensados para seus clubes até a próxima fase de treinos, já antecedendo os Jogos Panamerianos de Guadalajara, México.
Seleção Juvenil — A Seleção Juvenil se apresentará também no mesmo dia, horárioe local. A equipe faz sua 2ª fase de treinos em 2011. A preparação tem como principal finalidade o Campeonato Pan Americano de Handebol, que acontecerá de 29 de abril a 6 de maio na Venezuela. Os treinos terão o mesmo modelo dos treinos da Olímpica, dois períodos de treinos diários, manhã e tarde, que serão regidos pelo técnico Ivan Bruno Maziero (Macarrão).