Paraíso prepara aeroporto para voo comercial

15/04/2011

Representantes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e  Transportes de São Sebastião do Paraíso estiveram em Varginha nos dias 13 e 14. Eles foram conhecer as instalações do aeroporto municipal major Brigadeiro Trompowsky daquela cidade que, desde 2010, já opera uma linha comercial com voos diários interligando cidades de Minas e a capital do Estado de São Paulo. De acordo com o chefe do departamento de Trânsito, major Jaime Luiz, Paraíso terá inicialmente de regulamentar a documentação juntos aos órgãos de aviação, promover reformas e melhoramentos no aeroporto Joaquim Montans Júnior para, em seguida, atrair empresas que se interesse em oferecer uma linha comercial.
 Conforme o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Pedro Ivo de Vasconcelos, a criação de uma linha comercial com voos regionais é um projeto a longo prazo. “Isso não é simplesmente um sonho, mas uma proposta que estamos trabalhando há algum tempo e pretendemos desenvolver passo a passo”, diz. “A intenção é reunir outros municípios que possam assegurar um limite mínimo de assentos que viabilizem a operação, integrando, quem sabe, Belo Horizonte, São Paulo e até outras cidades”, explica.
 Para viabilizar o projeto, Paraíso precisaria ampliar algumas instalações do aeroporto local como o terminal de embarque, criação de sala de espera e outras repartições. “Também é preciso construir uma pista de retorno, remover o tanque de combustível e realizarmos modificações na torre”, comenta o secretário. Embora o aeroporto já possua balizamento para voos noturnos, outra necessidade é a implantação de uma estação de rádio comunicação, que possibilita melhor contato entre as aeronaves e o comando em solo.
 A Prefeitura já está licitando a construção de novos hangares o que irá ampliar a capacidade de guardar aeronaves. “Hoje temos as seis vagas ocupadas e existem aviões sendo deixados em Itaú de Minas”, exemplifica. Com as novas construções o município pretende cobrar pelo serviço, mas também ofertar maiores possibilidades para atrair empresários, esclarece Pedro Ivo.

Em Varginha  —  O major Jaime Luiz, a gerente da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, Maria Cândida Torrano Freitas de Campos e o administrador do terminal rodoviário e aeroporto, Milton Queiroz, estiveram por dois dias acompanhando o funcionamento do aeroporto de Varginha. “Foi uma experiência muito boa porque  pudemos verificar que o nosso aeroporto não difere muito do que vimos e aqui temos condições de implantar algo semelhante ao que já existe lá”, avalia Jaime.
 A maior necessidade e o primeiro passo a ser dado é no sentido de habilitar o aeroporto para a capacidade pretendida. “É preciso trabalhar a parte burocrática junto às autoridades de aviação civil”, anuncia. Em seguida, o aeroporto deverá passar por adaptações e reformas antes de ser avaliado pelo Comando Aéreo Regional (Comar). Estando aprovado as condições e instalações do aeroporto, o município deverá disponibilizá-lo para as empresas operadoras.
 Segundo Jaime, em Varginha opera a empresa Trip que tem voos diários para Juiz de Fora e São Paulo. “A aeronave vem de Juiz de Fora, passa por Varginha e vai até São Paulo e depois retorna”. Ele explicou que grande parte dos passageiros são oriundos da região de Varginha. “Hoje em dia é um investimento que vale a pena em função dos preços das passagens que estão mais competitivos, o ganho de tempo que não se compara com uma viagem rodoviária”, ressalta.
 A existência de um porto seco naquele município também foi outro fator que estimulou o setor empresarial e de negócios. “Varginha é um pólo importante e nós aqui também podemos ser referência pela nossa localização estratégica e também pela potencialidade existente em Paraíso e região”, define.