Alunos do CAIC visitam e conhecem Prefeitura

15/04/2011

Em uma aula de cidadania um grupo de 54 crianças, estudantes da 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes Dizaró (Caic) fizeram uma vista à Prefeitura. Elas foram recebidas pelo prefeito Mauro Zanin e o vice-prefeito Márcio da Silveira, que deram uma mini aula sobre o funcionamento da administração municipal. “Acho muito importante a vinda deles aqui porque eles conhecem a nossa realidade do que fazemos e podemos explicar a eles a essência do nosso trabalho, pudemos responder os questionamentos sobre obras e serviços e plantar uma sementinha para que sejam os administradores da nossa cidade no futuro”, comenta o prefeito.
 Conforme o professor Cícero Barbosa da Silva, o objetivo da visita é conhecer a estrutura da Prefeitura. “Estamos trabalhando o conteúdo sobre os poderes e tivemos a oportunidade de mostrar a estes alunos um pouco do que é a Prefeitura”, comenta. Os estudantes também passaram na Câmara Municipal, o­nde participaram de uma aula sobre as funções do Legislativo. “É uma questão de cidadania e pude perceber que eles estão muito interessados e bem informados”, avaliou o prefeito. A professora Jiani Tenório também acompanhou os estudantes disse que os estudantes ficaram motivados. “Nós estamos atuando com um conteúdo que trata dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e percebo que eles ficaram bastante interessados”, comenta.
 Na primeira parte do encontro coube ao vice-prefeito Márcio da Silveira fazer a recepção ao grupo de alunos. Ele explicou em detalhes sobre a função do governo local em prover a comunidade das suas necessidades básicas como infra-estrutura, saúde e educação entre outros itens. “A origem do dinheiro que paga todos estes serviços vem dos impostos que os seus pais pagam”, esclarece. Ele citou o exemplo do Imposto, Predial, Territorial e Urbano (IPTU) como sendo uma das principais fontes de receita da Prefeitura.
 O prefeito Mauro Zanin explicou que o município possui 65.025 habitantes, sendo que a maioria da população reside na zona urbana e apenas uma pequena parcela na zona rural. Ele disse ainda que parte dos setores administrativos não funcionam no prédio da Prefeitura por falta de espaço “Existem setores como a educação que possui cerca de 500 funcionários, desde a merendeira a professora e a diretora que tem a sua sede em outro local”, esclarece.
 Ao abrir a fala aos alunos o prefeito recebeu questionamentos, a maioria sobre calçamento e pavimentação de ruas. Como os estudantes são da região do Caic, nos bairros Santa Tereza, São Sebastião e Acácias, boa parte das perguntas foram relacionadas ao estado das ruas, trânsito de caminhões na cidade e outras situações. “Existe um trabalho de parceria que está em execução o­nde a partir da adesão dos moradores pretendemos levar esta melhoria à comunidade”, explica. Em tom de brincadeira o prefeito afirmou que os alunos podem anunciar em suas casas que em breve este problema poderá ser solucionado.
 O prefeito gostou muito quando houve uma pergunta sobre terreno baldio sujo. “Nós precisamos trabalhar juntos para evitar que tenhamos mais casos de dengue em Paraíso, limpado os terrenos, cuidando do quintal da nossa casa e evitando deixar vasilhas e outras coisas que podem acumular água parada”, orientou. Após o encontro com o prefeito, os alunos conheceram algumas repartições da Prefeitura antes de retornarem à escola.