Notícias | + Listar todas
Estudantes fazem teatro sobre a dengue
14/04/2011
Professora aposta nos alunos para mobilizar os pais no combate contra a doença
Na tarde da última quinta-feira (7), os alunos da 3ª série da Escola Estadual comendador João Alves de Figueiredo, na Vila Mariana, realizaram uma apresentação teatral ensinando como tomar cuidados contra a dengue. O objetivo é conscientizar os colegas da importância da prevenção para que eles levem essa informação para casa.
A iniciativa partiu da professora Magnólia Oliveira, que após ver no noticiário local a confirmação dos casos de dengue em Paraíso, resolveu sugerir a proposta para sua supervisora. “Nós [a escola] também temos um papel social a desenvolver na educação”. Para ela, foi fundamental a participação e o empenho de toda a turma.
De acordo com a educadora, os alunos se empolgaram bastante com o projeto quando ela decidiu fazer uma paródia com a música Aqui não, da dupla César Menotti e Fabiano. “Além da conscientização, o foco principal é desenvolver costumes para a criança, que ao ser educada, cria esse hábito naturalmente. Já o adulto tem mais resistência”.
Duas garotas se fantasiaram de Aedys Aegipty, mosquito transmissor da dengue, enquanto o restante da classe tinha a missão de combater o inseto. Cerca de 160 alunos assistiram à apresentação e aplaudiram de pé no final.
Depois da performance no pátio da escola, todos cantaram o Hino Nacional. Em seguida, Gustavo Bernardino, coordenador da Zooneses de São Sebastião do Paraíso, parabenizou os estudantes pela peça e contou que a campanha contra a dengue tem conseguido estabilizar o quadro da doença na cidade. Para ele, ações como essa têm proporções muito maiores do que se imagina. “Às vezes, a criança acaba dando mais importância para esse assunto do que um adulto, e por isso mobiliza os pais a se prevenirem”, diz.