Mutirão de combate à Dengue neste sábado

14/04/2011

Bairros de Paraíso devem receber mutirão de limpeza

Na manhã do próximo sábado (15), o Comitê Municipal de Combate à Dengue deve realizar um mutirão de limpeza nos bairros São Judas e Santa Rita em São Sebastião do Paraíso. O objetivo é recolher lixo e materiais inadequados que a população acumula em casa e também orientar os moradores sobre formas de prevenção. Quatro caminhões já estão reservados para cuidar da coleta.
 Este é o quinto mutirão realizado na cidade pela Secretaria de Saúde e Ação Social. No total, são 98 quarteirões e 1971 imóveis abrangidos só pelo movimento deste sábado. Recentemente, a Polícia Militar se juntou ao Comitê para ajudar no monitoramento dos eventos. Quem puder contribuir, deve separar o próprio material e deixar no lado de fora da residência. Depois de recolhido, o lixo é encaminhado à Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Paraíso para que possa ser separado e reaproveitado.
 De acordo com Lucymeire Oliveira, coordenadora da Vigilância em Saúde, na maioria das vezes o problema está dentro e não fora de casa. Os lugares mais comuns para reprodução da larva do mosquito são garrafas vazias, pneus e vasos de planta. Ainda assim, qualquer lugar com água parada serve de berço para o inseto. Neste ano, já foram registradas 88 notificações pela Vigilância Sanitária, sendo 14 casos confirmados, 40 descartados e outros 34 ainda em análise. Segundo a coordenadora, pelo menos duas pessoas são diagnosticadas com suspeita de dengue todos os dias. A Vigilância Sanitária visita o paciente e realiza a aplicação de inseticida ao redor da residência, mesmo sem receber confirmação oficial da doença.
 Em 2010, foram 63 confirmações de dengue e 125 notificações em Paraíso. Os dados atuais apontam que não só a população, mas também os médicos estão mais alertas e não descartam a possibilidade da doença tão facilmente. Para Gustavo Bernardino, coordenador da Zoonoses, o aumento de ocorrências mostra que a sociedade tem procurado assistência hospitalar. “Com mais campanhas, as pessoas começam a se conscientizar sobre importância de um profissional de saúde e param de se automedicar”, diz. Em comparação com o ano passado, o quadro da cidade é considerado positivo pela Vigilância Sanitária.

Sobre o Comitê Municipal de Combate à Dengue
 Formado pela Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e pelas Secretarias de Saúde, Obras, Planejamento Urbano e Educação, o Comitê tem como foco unir as competências de cada área na luta contra a doença. Mesmo com a situação estável em Paraíso, os participantes traçam estratégias e planejam ações para não deixar que a dengue se torne uma epidemia. O Comitê foi criado por um determinação do prefeito Mauro Zanin e os trabalhos são coordenados pelo secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira.
 Para a primeira semana de junho, está previsto um mutirão de limpeza no distrito da Guardinha.

Vejo abaixo o cronograma completo dos mutirões que vai até 19 de novembro:

Dia 16 de abril, sábado
Bairros: São Judas – Santa Rita.
Total: 98 quarteirões - 1971 imóveis

Dia 14 de maio, sábado
Bairros: Vila Mariana – Paraíso do Bosque – Vila Sta Rosa do Carmo – Rosentina Figueiredo.
Total: 60 quarteirões - 1361 imóveis

Dia 21 de maio, sábado
Bairros: Braz – Vila Alza – Jardim Canaã – Centro – Vila Radaeli.
Total: 119 quarteirões - 3326 imóveis

Dia 18 de junho, sábado
Bairros: Vila Santa Maria – Jardim Coimbra – São José – Jardim Andorinha – Conj. Monsenhor Mancini
Total: 86 quarteirões - 1854 imóveis

Dia 2 de Julho, sábado
Bairros: Jardim Mediterrane – Jardim Acapulco – Dr. Brandão – Cristo Rei -  Dona Augusta -  Verona – Rubens Rocha –  Vila Ipê – Jardim América
Total: 135 quarteirões - 1780 imóveis

Dia 16 de julho, sábado
Bairros: Jardim Europa – Parque Industrial 1 e 3 – Cidade Industrial.
Total: 92 quarteirões - 1886 imóveis

Dia 13 de agosto, sábado
Bairros: Vila Dalva – Jardim Coolapa – Novo Milênio – Novo San Genaro – San Genaro – Alto Bela Vista – Jardim Planalto.
Total: 104 quarteirões - 2213 imóveis

Dia 27 de agosto, sábado
Bairros: Jardim das Hortência –  Jardim Itamaraty – Jardim Ipanema – Jardim Alvorada – Jardim Roveri.
Total: 68 quarteirões - 1228 imóveis

Dia 17 de setembro, sábado
Bairros: Parque São Francisco – João XXIII – Vila São Sebastião – São Pedro – Vila Muschioni - Cidade Nova – Vila Conserva – Residencial Morumbi.
Total: 88 quarteirões - 1580 imóveis

Dia 15 de outubro, sábado
Bairros: Vila Muschioni – Cidade Nova – Morada do Sol – Jardim das Paineiras – Jardim São Geraldo – Sassafrás – Vila Clélia – Jardim Maria Lúcia – Jardim Independência.
Total: 84 quarteirões - 1854 imóveis

Dia 5 de novembro, sábado
Bairros: Mocoquinha – Lagoinha – Vila Santa Izabel – Vila Nova – Vila Nossa Senhora de Fátima.
Total: 104 quarteirões - 2431 imóveis

Dia 19 de novembro, sábado
Bairros: Vila Formosa – Jardim Planalto – Jardim Ouro Verde – Jardim Antônio C. Montans Anacleto – Real Grandeza – Loteamento Teófilo Américo Carvalho – Bairro Sion.
Total: 64 quarteirões - 1944 imóveis