Paraíso busca recursos no Estado para a Congada

11/04/2011

A Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo enviou na quarta-feira, 23 de fevereiro para o Fundo Estadual de Cultural o projeto “Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do  Paraíso, Minas Gerais”.
 Esse projeto consiste em conseguir verba do Estado para a realização da festa da Congada e Moçambique que é registrada como patrimônio imaterial. A iniciativa da Secretaria surgiu para completar a verba que a prefeitura oferece e que não é o suficiente para suprir as necessidades dos ternos. Com o recurso anual eles compram instrumentos, roupas e adereços para realizarem uma boa apresentação de 26 a 30 de dezembro.
 Além dos gastos com infraestrutura: arquibancada, iluminação, som e divulgação, foi pedida uma verba de R$ 18 mil para cada terno de congo e de R$ 10 mil para os de moçambique, totalizando um repasse de R$ 253.608,00 vindos do Estado, e uma contrapartida de R$ 63.402,00 da Prefeitura, somando uma festa no valor de R$ 317.010,00 que, se aprovada, será referência na região trazendo turistas e mobilizando a economia do município.
 Segundo o responsável pelo departamento de Cultura, Lucas Cândido de Oliveira, “o objetivo desta iniciativa é incentivar a população paraisense, com o intuito de manter viva esta cultura secular, preservando-a no coração de nossos congadeiros e moçambiqueiros, além do mais divulgá-la o máximo possível para abranger maior número de adeptos e visitantes a cada ano de apresentação folclórico-religiosa, pois dessa forma ela continuará perseverante em nossa cidade”.
 O projeto foi enviado em nome da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, responsável pela realização da festa e repasse de recursos municipais aos ternos. De acordo com Fátima Aparecida da Cruz, funcionária do departamento de Cultura, o presidente da Associação, José Salvador Eustáquio, juntamente com o vice-presidente Heraldo Bícego, os congadeiros e moçambiqueiros, além do departamento de Cultura, aguardam ansiosos pela aceitação do projeto para começarem a preparar a festa de 2011.