Secretaria de Saúde adere ao programa Olhar Brasil

11/04/2011

A Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais aprovou a adesão de São Sebastião do Paraíso no programa Olhar Brasil. O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e atende crianças de 7 a 14 anos e também idosos a partir de 60 anos. Segundo levantamento da Secretaria, 12 mil pessoas poderão ser atendidas no município. Outro atendimento que está sendo realizado, dentro das chamadas cirurgias eletivas, visa atender cerca de 100 pessoas mensalmente com o objetivo de eliminar as filas de espera até o final deste ano.
 O programa Olhar Brasil foi concebido pelo Ministério da Saúde a partir de um estudo o­nde aponta que 30% das crianças de 7 a 14 anos, ou seja, do Ensino Fundamental, apresentam algum problema de visão. Além dos adolescentes, o programa atende idosos a partir de 60 anos. “É sabido que praticamente 100% das pessoas  a partir dos 40 anos começa a ter déficit de visão e precisam de um óculos para enxergar de perto ou de longe”, comenta o secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira.
 A adesão do município ao programa Olhar Brasil surgiu a partir de uma indicação do vereador Ademir Santos. A Secretaria de Saúde fez o pedido que foi apreciado pela SES e aprovado em 16 de fevereiro. “A partir de agora iniciaremos todas as etapas para implantarmos este programa no município”, afirma o secretário.
 De acordo com Marcos Rogério o trabalho iniciará pelo treinamento de professores e agentes comunitários de saúde que serão capacitados para perceberem as pessoas com dificuldade visual. A verificação da deficiência será feita inicialmente a partir da aplicação e teste optótico de Snellen. Trata-se de uma escala optométrica feito em um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa. “É um teste simples que muita gente já fez e que consiste na identificação de letras, números e sinais o­nde o paciente é avaliado”, completa o secretário.
 Quem apresentar algum déficit será encaminhado e terá agendamento de consulta com o oftalmologista. A partir de uma avaliação mais aprofundada, se necessário utilização de óculos, o diagnóstico será encaminhado para a SES, em Belo Horizonte, que irá confeccionar os óculos e encaminhá-lo ao paciente. “Todo este atendimento não terá custo algum para as pessoas atendidas, já que o programa é subsidiado pelo governos Federal e Estadual com um complemento do município, já que o recurso existente não é suficiente para cobrir todas as despesas”, disse Marcos.
 O secretário informa ainda que a Prefeitura possui um levantamento o­nde 12 mil pessoas deverão ser atendidas pelo programa Olhar Brasil. “Segundo informações este estudo revela que são 4.500 alunos nesta faixa etária de 7 a 14 anos e mais 7.700 pessoas acima de 60 anos”, observa. A intenção, segundo o secretário, é que a partir do fornecimento dos óculos as pessoas atendidas tenham uma melhor qualidade de vida.

Cirurgias eletivas   —  Marcos Rogério mencionou ainda sobre a proposta da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de cirurgias eletivas neste ano. Ele recordou que ao final de 2010 foram realizadas  mais de 100 atendimentos. Agora nos dias 12 e 19 de fevereiro ocorreram outras 30 cirurgias. “Cabe aqui um agradecimento a toda equipe que está fazendo este trabalho, especialmente à doutora Geovana de Carvalho Paschoini que não mediu esforços e ficou lá das 8h da manhã até quase meia noite, acompanhando as cirurgias”, ressalta.
 À pedido do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde é eliminar toda a fila existente. Somente de catarata são 180 pessoas em espera e existe também outros 500 pacientes de especialidades como amígdalas, adenóide, ortopédicas, vesículas entre outras na fila para atendimento. “Fechamos um acordo com a Santa Casa de para a realização de 100 cirurgias/mês, sendo 50 represadas e 50 de uma fila mais nova. O hospital está se adequando para atender toda esta demanda e assim acreditamos que até o final deste ano todas as pessoas na fila serão atendidas”, conclui.