Prefeitura abre inscrição para Agente Comunitário

06/04/2011

Candidato deve ser avaliado em três etapas para obter classificação

No começo desta semana, a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso juntamente com a Secretaria de Saúde e Ação Social, abriu inscrições para o processo seletivo de Agente Comunitário de Saúde. Os interessados tem até a próxima sexta-feira (15)  para se candidatarem às seis vagas disponíveis.
Além de incentivar a prevenção de doenças e promover a saúde na comunidade, o Agente Comunitário tem o papel de orientar e acompanhar famílias necessitadas.  “ O mais importante é a visita domiciliar que o Agente Comunitário realiza. Só assim ele é capaz de dar uma atenção maior para condições especiais, como a gestação, e ainda priorizar doenças mais frequentes, como hipertensão arterial e diabetes”, explica Gilmar Machado, coordenador da Unidade de Saúde da Família.
A seleção acontece em três fases: prova objetiva, prova de títulos e avaliação psicológica. Cada etapa, de caráter reclassificatório, tem como objetivo avaliar as condições e o perfil do candidato para o cargo. Na aplicação da prova objetiva, deverão ser respondidas questões de conhecimentos básicos, como Português e Matemática, e também de conhecimentos específicos. Para ser classificado, é necessário acertar pelo menos 18 das 30 perguntas do teste.
A segunda fase consiste na prova de títulos, em que cursos e experiências profissionais aumentam até 10 pontos na nota total. Quem se classificar nas duas primeiras  etapas deve passar ainda por uma avaliação psicológica, prevista para ser realizada a partir do dia 23 de Maio. Algumas características, como dinamismo, flexibilidade, interação e controle emocional, são cruciais para formar o perfil de um  Agente Comunitário de Saúde.

Como se inscrever

Para concorrer ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, o candidato deve comparecer pessoalmente na Coordenação das Unidades de Saúde da Família (Anexo I), localizado a Praça dos Imigrantes, 20 – Lagoinha – São Sebastião do Paraíso (MG), com documentos pessoais (cópia e original), comprovante de residência e cópia do comprovante de escolaridade. A inscrição é gratuita.
Outras informações podem ser encontradas no Edital 006/2011 – Agente Comunitário de Saúde, disponível para leitura e download aqui no site oficial da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
CLIQUE AQUI.