Paraíso sedia reunião do CIB e Cosems

06/04/2011

Na próxima sexta-feira (8), a Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso será sede da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems). O evento pretende reunir 24 secretários para discutir sobre a saúde das cidades da região.
Atualmente, são 25 Colegiados Regionais em todo o Estado mineiro. Marcos Rogério de Oliveira, secretário municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, é também presidente da Regional de Passos, da qual sua cidade faz parte. Todos os meses, o grupo se encontra com o objetivo de organizar a saúde regional através das prioridades de cada cidade.
Uma das atividades da reunião é a apresentação de projetos de proporção nacional, dando às cidades a possibilidade de se inscrevem para receber o benefício.
Inicialmente, o encontro estava previsto para acontecer na quarta-feira, dia 6. No entanto, a data teve que ser alterada.

Sobre a CIB

Criada pela Resolução 637, de 25 de junho de 1993, a CIB é uma instância colegiada com a finalidade de negociar e decidir quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS/MG). Funciona em duas instâncias: estadual e regional. A Comissão possui ainda a Câmara Técnica (CT), na qual os assuntos são previamente discutidos e analisados. Ela é composta por quatro membros da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e por quatro membros do Cosems/MG.
Mais informações no site oficial:

Sobre o Cosems

O Cosems/MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.
A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais (CRR) e a Assembleia Geral. O Cosems/MG engloba ainda os conselhos regionais, que agrupam as 27 representações de saúde do Estado.
O Conselho tem por finalidades lutar pela autonomia dos municípios , congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

Mais informações no site oficial: http://www.cosemsmg.org.br