Merenda na hora certa nas escolas

25/03/2011

Em junho de 2010, as escolas municipais de São Sebastião do Paraíso começaram a participar do projeto “Merenda na Hora Certa”, desenvolvido pelo departamento de Merenda Escolar, com o apoio do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin e da secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua.
 O “Merenda na Hora Certa” tem como objetivo  incentivar o consumo de frutas diariamente  pelos alunos e fazer com que façam as refeições de forma correta.
 A cada  ano, a nutricionista do departamento de Merenda Escolar, Renata Pessoni, realiza a avaliação antropométrica de todos os alunos da rede municipal de ensino, detectando um grande aumento no número de alunos com obesidade. Observando estes alunos durante o recreio e através de conversas informais, nota-se que a maioria deles, no matutino, almoçavam na escola em casa. Já os alunos que estudam no período da tarde  almoçavam em casa e, depois, novamente na escola. Com isto, esta refeição que deveria ser realizada somente uma vez ao dia, estava sendo ingerida exageradamente.
 Com a preocupação do elevado índice de obesidade, o departamento de Merenda Escolar apresentou o projeto à Secretaria Municipal de Educação, propondo-se a oferecer aos alunos  uma alimentação de qualidade e variada, como o exemplo descrito abaixo:

MATUTINO
Café da Manhã: 6h40
Pão, bolacha e leite com achocolatado

Recreio: 9h30
Frutas (banana, maçã)

Almoço: 11h20
Arroz, feijão, carne (bovina ou frango) ou ovo com legumes e saladas

VESPERTINO
Almoço: 12h30
Arroz, feijão, carne (bovina ou frango) ou ovo com legumes e Saladas

Recreio: 15h
Pão, bolacha, bolo, rosca, leite com achocolatado e frutas (banana, maçã)

“Os horários variam de acordo com a escola. Com esta merenda de qualidade não haverá  necessidade dos pais mandarem lanches para seus filhos, pois o que eles precisam para crescerem e se desenvolverem estão sendo oferecidos na escola”, afirmou a secretária de Educação, Maria Luíza.
 “No ano passado, das 13 escolas municipais, 11 já haviam aderido ao projeto, cada uma em um mês diferente e no início deste ano, 100% das unidades escolares municipais oferecem a Merenda na Hora Certa”, conta a nutricionista Renata Pessoni.
 Os sete Centros Municipais de Educação Infantil adotaram a merenda no mesmo formato das escolas. A única diferença é que as crianças recebem uma fruta de sobremesa no almoço e a fruta do lanche da tarde é servida na saída dos alunos. Nos CMEIs este projeto já existe há muitos anos.