Caminhada contra o mosquito da dengue

17/03/2011

Cerca de 500 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 17, de uma caminhada com manifestação para alertar a população sobre os riscos de ocorrência de uma epidemia de dengue na cidade. A ação é mais uma medida implementada pelo Comitê de Combate à Dengue que juntamente com a Câmara Municipal e outras entidades parceiras atuam para aumentar o grau de conscientização da comunidade. O alerta são para os números crescentes de notificações que não param de aumentar, já sendo confirmados quatro casos positivos e somente em março mais de 25 notificações.
 A decisão de realizar esta manifestação foi tomada pelo Comitê logo após a sua criação em fevereiro. O município já havia realizado também no mês passado o lançamento da campanha junto com lideranças e representantes da comunidade, no Teatro Municipal. Em função do crescimento acelerado da quantidade de casos confirmados e notificações realizadas foi que surgiu a idéia de mobilizar a população através de um ato público.
 O evento foi organizado pelo Comitê, que é presidido pelo secretário de Saúde do município, Marcos Rogério de Paula Oliveira. Durante a marcha ele salientou da preocupação das autoridades e mais uma vez conclamou a população a ajudar na campanha. “Se cada um fizer a sua parte, evitando possibilitar o surgimento de ambientes favoráveis a criação e multiplicação do mosquito da dengue, certamente estaremos dando um grande passo para conter o avanço da doença está entre as medidas que o Comitê Contra a Dengue está contando para o sucesso da campanha.”, observou.
 Depois da concentração em frente ao prédio da Prefeitura, os manifestantes saíram em caminhada pelo entorno da Lagoinha e seguiram pela rua Pimenta de Pádua, até à praça comendador José Honório (matriz). O evento reuniu funcionários municipais dos mais diversos departamentos, que foram liberados para participarem do movimento. Além do secretário de Saúde, também marcaram presença os secretários de Obras, José Antonio Cintra e de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua. A Câmara Municipal participou com os vereadores e funcionários. O evento teve ainda a presença dos agentes de saúde e da vigilância epidemiológica, de alunos da rede estadual e municipal de ensino, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
 Para o coordenador de zoonoses do município, Gustavo João Bernardino a ação é válida por chamar a atenção da população de que se trata de uma situação séria. “É importante que cada pessoa esteja consciente de que estamos sobre forte risco de uma epidemia, o que queremos evitar e estamos agindo e que é necessário a participação e colaboração de todas as pessoas”, ressalta. Ele voltou a frisar que o número de notificações de dengue continua elevado. “Já tivemos quatro casos confirmados e estamos registrando de quatro a cinco notificações por dia”, aponta.
 A notificação é quando uma pessoa apresenta os sintomas da dengue e a partir de diagnóstico médico apresenta 90% de estar com a enfermidade. Coleta de sangue é feita para análise laboratorial, para confirmar ou não o quadro de dengue. “Os quatro casos de dengue que tivemos até agora dois são de moradores da região da Lagoinha, outro dos bairros Jardim América e Jardim Andorinha. Mas posso dizer que os focos do mosquito estão sendo encontrados por toda a cidade, praticamente, o que é o grande problema que temos de evitar”, assegura.

Mutirões — No período da tarde agentes de saúde, de combate a dengue e da Vigilância Sanitária espalharam-se por toda a cidade. A proposta é a de ir de porta em porta e fazer a distribuição de panfletos com orientações para os moradores. Desde o início do mês estão sendo realizados mutirões de limpeza nos bairros. A cidade foi dividida por regiões e o trabalho vai prosseguir nas próximas semanas até atingir todas as áreas. No último mutirão realizado no dia 12, foram coletados oito caminhões de entulho que totalizaram cerca de seis toneladas de material propicio a criação do mosquito Aedes Aegypti. Ainda foram retirados um caminhão e meio de material que foi destinado a reciclagem.
 Ainda conforme o presidente do Comitê, o trabalho de conscientização da comunidade está apenas começando. “Não podemos parar nesta manifestação, a campanha vai continuar com os mutirões, vigilância e mobilização da sociedade. Nós insistimos que enquanto continuarmos registrando novas notificações o risco de epidemia vai existir e não podemos descartar a chance de alguém que já contraiu a doença voltar a ser picada e então teremos uma situação mais grave ainda, com a possibilidade de termos óbito por dengue no nosso município”, alerta Marcos Rogério.
 Ele disse que o trabalho dos agentes continua assim como a fiscalização pela limpeza dos terrenos e quintais. Outra preocupação é com a mutação do mosquito que está mais resistente aos venenos. “Mesmo assim, não podemos parar este trabalho vai continuar sendo intenso através de novas campanhas, manifestações e divulgações nos meios de comunicação, parcerias com as empresas, entidades religiosas e instituições organizadas, além de realização de blitzes educativas e pit stops. Serão utilizados vários outros meios de propagar o alerta contra a dengue através de outros produtos de mídia e propaganda. “Importante é que todos se sintam tocados, se mobilizem e participem conosco, para derrotarmos o mosquito e vencermos esta luta contra a dengue e então ficaremos todos tranqüilos, enquanto isso o nosso trabalho vai continuar muito intenso”, completou o secretário.