Dengue: 2º mutirão neste sábado

11/03/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará no próximo sábado, 12 de março,  o segundo mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. O evento acontecerá nos bairros Residencial Santa Tereza, Jardim das Acácias, Parque Industrial 2 e Nascentes do Paraíso. A concentração acontecerá no CAIC e o trabalho de coleta nas residências será a partir das 8 horas. Serão visitados 1216 imóveis num total de 121 quarteirões.
 A realização do mutirão de limpeza é uma das medidas estratégicas desenvolvidas pela Prefeitura para evitar o crescimento dos casos de dengue no município. No início de fevereiro foi criado o Comitê de Combate à Dengue, que é formado por membros de todas as secretarias municipais. O Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso, atendendo à determinação do Governo do Estado, também está participando dos eventos. Presidido pelo secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, o comitê tem por função criar as ações e tomar decisões  com o objetivo de se evitar uma epidemia da doença na cidade.
 Na manhã de quinta-feira, 10, os membros do comitê voltaram a se reunir quando foram acertados os detalhes para o mutirão. O trabalho a ser realizado no sábado contará com a participação de agentes da Saúde e da Vigilância Sanitária. Também estarão envolvidos funcionários da Secretaria de Obras, de Educação, Transportes, a Guarda Municipal e representantes do Corpo de Bombeiros. “É importante que haja o engajamento de todos os setores, foi assim no mutirão anterior e o resultado foi bastante positivo, então pretendemos manter esta fórmula”, observa o coordenador da vigilância, Gustavo João Bernardino.
 Um dos pontos de preocupação dos agentes de saúde é com a região do bairro da Lagoinha, o­nde tem surgido várias notificações de situações suspeitas de dengue. Conforme foi anunciado na reunião do comitê, de quatro resultados confirmados no município, dois foram nesta região. Representantes do órgão visitaram o parque o­nde foram constatadas a existência de locais nas grades de cercamento e também nos pedalinhos com acúmulo de água. A região da Lagoinha deverá receber um arrastão com a presença de agentes que farão a conscientização dos moradores do bairro e adjacências sobre os cuidados a serem tomados em relação a vasilhames, tampas de garrafas, plantas e outros locais que servem de procriação da larva do mosquito Aedes Aegypti.
 Ainda em fevereiro, quando do lançamento da campanha de mobilização da comunidade contra a  dengue, o prefeito Mauro Zanin conclamou os agentes de saúde e da Vigilância Sanitária, estudantes e toda a comunidade a atuarem de forma conjunta para evitar uma epidemia no município. Na quarta-feira, 9, durante a celebração da missa das cinzas na igreja matriz São Sebastião, ele voltou a falar com a população. “Somos 65 mil habitantes e temos de olhar uns pelos outros e estarmos vigilantes em nossas casas, com nossos vizinhos e a comunidade como todos”, disse. Ele ressaltou que o sucesso deste trabalho depende da participação não só dos órgãos públicos e clubes sociais e de serviços, mas do empenho de cada cidadão.

Mobilização  —  Outra ação forte que será realizada no município está agendada para o próximo dia 17 de março quando haverá uma carreata e caminhada. Além de representantes de todos os segmentos da Prefeitura, também estão sendo convidados estudantes da rede municipal, estadual e particular. O evento deverá contar com apoio da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, órgãos de serviço e a sociedade em geral. Haverá concentração em frente a Paço Municipal com saída às 9h de uma marcha em direção à praça comendador José Honório.
 Na oportunidade haverá blitz educativa com distribuição de panfleto e material de conscientização. No período da tarde várias equipes percorrerão a cidade o­nde será feito de porta em porta o trabalho de orientação a população. “Será mais uma etapa, um momento forte que pretendemos desenvolver nesta escalada contra a dengue para que todas as famílias sejam informadas da importância de prevenir, de combater e evitar que a nossa cidade tenha foco de criação do mosquito e pessoas portadoras desta doença”, alerta o secretário de Saúde, Marcos Rogério.