Marcos Rogério é mantido na presidência do Cosems

25/02/2011

O secretário de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, foi mantido por aclamação na presidência do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) – regional Passos. A eleição realizada no dia 8 de fevereiro contou com grande participação dos gestores municipais. Representando o Cosems/MG, a secretária executiva, Amanda Nascimento, destacou em sua apresentação a importância do Sistema Único de Saúde (SUS/MG) e a proposta do Colegiado para 2011. Além da eleição, também foi construído e aprovado pelos gestores presentes o plano de trabalho para a utilização dos recursos disponibilizados aos Cosems regionais para este ano.
 A chapa foi eleita por aclamação, sendo presidente Marcos Rogério de Paula Oliveira (gestor de São Sebastião do Paraíso), vice-presidente José Garcia de Faria (gestor de Vargem Bonita) e secretário Adriano de Souza Diniz (gestor de Bom Jesus da Penha).
 O Cosems é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.
 O Cosems/MG tem por finalidades: lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.
 Atualmente existem 25 Colegiados Regionais, com a missão de promover, no âmbito de sua região, as mesmas funções do Cosems/MG. Cada regional congrega todos os secretários municipais de Saúde da sua área de atuação.