Mutirão contra a dengue apresenta resultados

24/02/2011

O primeiro mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, realizado em São Sebastião do Paraíso no sábado, 19 de fevereiro, nos bairros Nossa Senhora  Aparecida, Vila Lobato, Vila Operária, Santa Tereza, Irmãos Belo, Savigni Soares e Vale do Paraíso, num total de 57 quarteirões e 1189 imóveis, teve como saldo o recolhimento de três caminhões de entulho e um de lixo retirado dos terrenos e residências.
 “O resultado foi bastante significativo”, afirmou o secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, que também preside o Comitê de Combate à Dengue implantado pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin para executar ações de combate a uma epidemia da doença na cidade. “Até o momento temos 22 casos suspeitos, número bem maior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando nos dois primeiros meses de 2010 foram registrados apenas oito casos”,  relatou Marcos.
 O secretário enfatizou que o maior número de pessoas que contraíram a dengue em Minas Gerais nos últimos meses foram as mulheres donas-de-casa, “por isso é preciso redobrar os cuidados, pois 83% dos focos de dengue estão em casa, nos quintais”, afirmou. “Peço à população que não espere o caminhão da Prefeitura passar em suas ruas para fazer o mutirão; isto é uma ação individual e o papel de cada um nesta luta é muito importante, portanto, peço a todos que se engajem nesta tarefa diária, dedicando cinco minutos do seu tempo para verificar possíveis criadouros do mosquito em suas residências”, reforçou Marcos, lembrando ainda que corremos um risco muito sério por estarmos próximos à cidades que já apresentam casos de dengue, como Passos e Ribeirão Preto.
 Para o próximo mutirão, marcado para acontecer no dia 12 de março nos bairros São Sebastião, Residencial Santa Tereza, Jardim das Acácias, Parque Industrial 2 e Nascente do Paraíso, abrangendo 121 quarteirões e 1216 imóveis, a Secretaria de Saúde fará algumas mudanças, como no horário de início dos trabalhos. “Vamos começar um pouco mais tarde, pois às 8h de sábado, muitas pessoas ainda estão dormindo”,  disse Marcos.
 Haverá também um dia de mobilização em toda a cidade, com a realização de uma caminhada e reforço  na divulgação da campanha durante a semana que antecede ao mutirão para que as pessoas saibam e se organizem, facilitando o trabalho dos agentes. “Amparados pelo poder judiciário, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, temos o poder de entrar em qualquer residência, fechada ou não, que apresente focos do mosquito”, enfatizou Marcos. Ao finalizar, ele agradeceu o envolvimento e parceria das demais secretarias municipais e de todos que estão engajados nesta campanha.

Foram recolhidos 3 caminhões de entulho e 1 de lixo durante visita às residências no mutirão